ARLA/CLUSTER: Pedido de ajuda para repetidor para 1,2 GHz

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 21 de Abril de 2010 - 17:15:24 WEST


Excelente ideia Caro colega João Paulo Saraiva, CT1EBZ.
 
Presumo que te estejas a referir a instalar um repetidor em fonia para 1,2 GHz em Lisboa. Existe para instalação à espera de autorização e legislação especifica a ser emanada pela ANACOM, desde a alguns meses, um novo repetidor de TVA para a Serra da Arrábida.
 
Que eu saiba, existem actualmente dois repetidores operativo para fonia em 1,2 GHz em Portugal; um instalado na Serra da Estrela, mas que se encontra em muito más condições de funcionamento, com entrada em 1.294,200 MHz e saída a 1.259,200 MHz, portanto com um desvio de -35 MHz e referenciado por R28 e propriedade da A.R.B.A. . Desconheço em que condições de funcionamento se encontra o outro repetidor operativo, no caso o R22, localizado na Serra de Brenha / Figueira da Foz,  com entrada em 1.293,200 MHz e saída em 1.258,200 MHz, propriedade da A.R.C.P.
 
Quanto às questões por ti colocadas;

Quais as distâncias que se conseguem em linha de vista com 1 W e 10W?
Depende muito das condições atmosféricas e gerais de propagação existentes na altura, mas normalmente conseguem-se bons contactos tanto em linha de vista como fora dessa linha, utilizando-se antenas direccionais de elevado ganho, alias, é uma banda muitíssimo mais exigente que o VHF e muito mais rigorosa que os 70cm, onde as perdas e atenuações nos cabos ou fichas de mediana qualidade são astronómicas. Passando-se todos estes contras, os contactos chegam a ter uma qualidade assombrosa e superior mesmo aos 2m, e onde os níveis de ruído e interferências são mínimos. Acho que o meu recorde com 10W e uma yagi de 35 elementos está por terra perto dos 600 Km, e por duto troposferico sobre o Atlântico norte acima de 1.300 Km, para as Canárias, e só ainda não contactei Cabo Verde porque me parece que o Xara, D44TD não está operativo nessa banda?

Quais as distâncias que se conseguem no edificado com 1 W e 10W?
Não tenho suficiente experiência pratica para me pronunciar, mas existem estudos universitários na Internet que podem ser consultados sobre a matéria. 

Valerá a pena instalar em cota elevada?
Dependa da área de cobertura pretendida.

Onde poderei encontrar um TX e um RX a preços acessíveis?
Desconheço, mas parece-me que os existentes em Portugal foram construídos tipo "Home Made".

Que tipo de antena será mais recomendável?
Atenção que para os repetidores em fonia, a legislação obriga a utilização sempre da polarização vertical, no entanto, é possível e recomendável utilizar acoplamento de antenas sejam multi- dipolos acoplados, colineares, etc, etc.

Repetidor e Translator de 10 metros.
São relativamente fáceis de construir e instalar, um pequeno CB afinado para os 10m dá perfeitamente tanto para TX como para RX, para um repetidor de 10m em FM. Basicamente consta de um receptor colocados numa Serra interligados em UHF a um emissor noutra Serra, e de modo a que não seja possível existir qualquer intermodulação. Em Portugal e normalmente no Mundo, não conheço repetidores de 10m instalado no mesmo local, excepto no E.U.A., em que as cavidades utilizadas eram coisas descomunais e muito sinceramente, do ponto de vista técnico, para desvios de -100 kHz acho um trabalho completamente desnecessário para algum beneficio que se possa ter. O repetidor de 10m que à uns anos esteve instalado na área da grande Lisboa, já não me recordo, se com TX em Monsanto e RX na Arrábida ou vice-versa, propriedade da A.R.A.S. permitia o acesso pela interligação em UHF.

Para já é o que me apraz escrever, podendo tu contares desde já com a minha colaboração para algo que esteja ao meu alcance.

João Costa, CT1FBF


De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Paulo Saraiva Amaral Encarnação
Enviada: quarta-feira, 21 de Abril de 2010 14:35
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: Pedido de ajuda para repetidor para 1,2 GHz


Boa tarde a todos os colegas
 
Embora ainda não seja um projecto definitivo, estou a ponderar montar e instalar um repetidor de 1,2GHz para servir a cidade de Lisboa nessa banda. Neste contexto e como não tenho experiência na banda em causa gostaria de recolher opiniões e ajudas no seguinte:

*	Quais as distâncias que se conseguem em linha de vista com 1 W e 10W? 
*	Quais as distâncias que se conseguem no edificado com 1 W e 10W? 
*	Valerá a pena instalar em cota elevada? 
*	Onde poderei encontrar um TX e um RX a preços acessíveis? 
*	Que tipo de antena será mais recomendavel?

Pretendo com o vosso auxílio decidir sobre uma de duas opções, ou um repetidor de 1.2 ou um retransmissor ou translator de 10metros, pelo que também aqui gostaria de ter opiniões e conselhos construtivos.
 
No dia 20 de Abril de 2010 15:37, João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt> escreveu:


	Artigo disponível para consulta em:
	http://www.radio-noticias.eu/Antenas%20Diamond.pdf
	
	
	Fonte: Revista Radio-Noticias
	_______________________________________________
	CLUSTER mailing list
	CLUSTER  radio-amador.net
	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
	




-- 
Best Regard´s, 

JOÃO PAULO SARAIVA AMARAL E.

Contact´s 
Mobil Phone GRE +351 934 556 556 | SUSF / ANARPROCIV+351 967 527 112 | EMERGENCY +351 910 300 112
General Phone: +351 212 471 665

joao.paulo.saraiva.amaral  gmail.com 

CT1-EBZ

Por favor tenha em conta o Ambiente antes de imprimir esta mensagem
Please consider your environmental responsibility before printing this e-mail 





Mais informações acerca da lista CLUSTER