ARLA/CLUSTER: Pedido de ajuda para repetidor para 1,2 GHz

CT2HKY ct2hky gmail.com

Boas caro colega.

Quanto ao assunto especifico que apresente, a minha experiencia também não é
muito, mas quero deixar a minha opinião sobre o assunto.

Quanto a antenas, talvez seja bom usar uma polarização vertical especifica
para a banda em causa (1.2Ghz), se for para partilhar com outras instalações
já existentes, acho que a Diamond X-7000 é a melhor opção, embora mais
económica a Diamon X-5000 poderá desenrascar bem.

A localização de um repetidor desses, quanto mais alto melhor, por isso,
para Lisboa, Monsanto deve ser óptimo, mas tudo dependerá da disponibilidade
de instalações para o efeito, e ausência completa de interferências nessa
banda.

Se for usar 1W em estação Portátil, tenho as minhas duvidas que se consiga
manter contactos com estabilidade, agora com 10W garantidamente que se
conseguirá muito melhores resultados, mas sendo no meu de edificações, é uma
banda muito susceptível de sofrer interferências de muita rádio-frequência
externa, o que irá provável algumas dificuldades, mas valerá sempre pela
experiencia que se venha a realizar.

Queria só referir-lhe, que em Sintra existe um repetidor de TVA, que usa
essa banda para as suas emissões, pelo que instalar um repetidor de fonia
nessa zona (Sintra) será prejudicial para ambos, dai a minha referência a
Monsanto.

Espero que o meu contributo possa de algum modo incentivar à experiencia e
que valha pelo menos um pouquinho, mas se mais não for, pelo menos para vos
dar força em seguir por diante com a iniciativa.