ARLA/CLUSTER: EME + DL6WU Conclusões

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt

Bem, apesar de não vos trazer as notícias que pretendia, de ter
conseguido ouvir o KP4AO via EME, ou melhor, ouvi mas só no WebSDR
porque a Yagi DL6WU que fiz no fim de semana a partir do material de
duas Yagi VHF/TV não bastou para conseguir captar.

Tinha muitas variaveis "conta mim" mas não desisti.

No primeiro dia tinha antenas profissionais e colaboradores mas o tempo
estava contra, não se via a lua e o rotor estava desalinhado pelo que
andamos "a olho". Neste dia também tínhamos contra o facto da cablagem
de suporte que não era usada há muito estar em más (desconhecidas)
condições ...
(o "canhão" tinha uma helicoidal e uma Yagi de elementos cruzados, um
destes dias trago uma foto ...)

No sábado estive de volta das aplicações de desenho de Yagis DL6WU, a
tentar modelizar a melhor antena possível de UHF com o hardware
disponível, tendo em conta a limitação de recursos de mecânica (torno,
engenho de furação e ferramenta de curvar, por exemplo) e especialmente,
a minha inexperiência ...

O resultado no entanto não me parece mau de todo, tenho planeado
terminá-la com um "folded dipole" e respectivo balun/transformador de
impedância 4:1

Á falta de tempo teve de ser directamente ligada ao coaxial, sem o balun
1:1 que merecia o actual dipolo ...

No domingo o tempo até ajudou, tinha perfeita LOS para o nosso satélite
natural mas não se ouvia nada de KP4AO.
Curiosamente, tal como no primeiro dia, ouvi uns segundos do que me
pareceu um contacto "profissional" (que não devia andar nestas
frequências) modulado em FM.
Usei o TH-F7 como receptor o também foi uma variável contra já que ele
só faz SSB no VCO-B e neste tem uma sensibilidade que deixa muito a desejar.

Nas próximas semanas, com melhor tempo, vou tentar apontar para alguns
repetidores mais longe e tentar aferir o resultado (pelo menos RX).
Vou ganhar coragem para mandar vir o testador de SWR e poder fazer a
afinação de TX ...

Fica a foto (anexa) e um agradecimento especial para uma dezena de
colegas que me deram sugestões durante o processo.

Termino com alguns URL que usei como referência (caso alguém se queira
aventurar também na limalha de alumínio ...):

http://vk5dj.mountgambier.org/Yagi/Yagi.html
http://vk1od.net/antenna/dl6wu/index.htm
http://www.k7mem.150m.com/Electronic_Notebook/antennas/yagi_vhf.html
http://www.ifwtech.co.uk/g3sek/diy-yagi/index.htm