Re: ARLA/CLUSTER: ALTERAÇÃO DA DURAÇÃO DO DIA E DO EIXO DA TERRA PELO SISMO DO CHILE

Radiophilo radiophilo gmail.com

Olá,

2010/4/16 CT1EKD <ct1ekd  mail.telepac.pt>

> Matias
> Tens a certeza?
> o efeito seria o equivalente aos bailarinos quando abrem e fecham os
> braços,
> a velocidade da rotação é afectada. E uma vez que a massa da terra não é
> uniforme a alteração do eixo afectaria a velocidade (não o movimento em
> si).

Sem dúvida que sim. Comparada com os resultados do JPL, a Terra mais parece
uma bailarina com variações enormes quer no período de rotação, quer na
orientação do seu eixo. Há vários fenómenos naturais que causam isto sendo o
facto de a terra não ser sólida nem ter forma constante o principal factor.
O conjunto de forças (magnéticas, gravíticas e inerciais) que afectam é
complexo e dinâmico. Nada que nos impeça de dormir à noite, é claro.

Só para se ter uma ideia, o aumento médio do dia solar é de cerca de 2 us
por dia e esta é a principal razão pela qual se inserem segundos na hora UTC
de quando em quando.

Não sei se já tiveram ocasião de ler o artigo do OAL na sua íntegra.

O IERS não contesta os resultados obtidos pelo JPL, nem os princípios
físicos ou a qualidade dos modelos utilizados.
Aquilo que o IERS diz é que ainda não detectou estes efeitos e, pelo que li,
nem os espera vir a detectar pois são mínimos e inferiores ás capacidades
das técnicas actuais em detectá-los. Como se diz no texto: "Na prática, só
um mega-sismo como o de 1960 que ocorreu no Chile, poderia causar efeitos
mensuráveis pelas técnicas modernas".

É típico dos jornalistas pegar em dados que não compreendem e fazerem
grandes parangonas. Mais uma prova a juntarem a tantas outras de que não
merecem lá muito crédito.

A minha conclusão é que os efeitos deste terramoto são minúsculos. Agora....
"que los hay, los hay".

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ