ARLA/CLUSTER: É HOJE, MAIOR RADIOTELESCÓPIO DO MUNDO SERÁ UTILIZADO PARA CONTACTOS COM RADIOAMADORES

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2010 - 10:34:28 WEST


--- Em vhf-dx  yahoogrupos.com.br, "py4mab" <py4mab  ...> escreveu
>
> O clube de Radioamadores do radio telescópio em Porto Rico estará enviando e recebendo sinais de CW na frequência de 432 MHz e utilizará a Lua para reflexão. Esta modalidade é conhecida como Moon Bounce e vários radioamadores em todo o mundo a utilizam. 
> 
> Para manter contatos utilizando a reflexão lunar os radioamadores utilizam antenas enormes e vários quilowatts de potencia; mas para esse contato com o telescópio em Porto Rico apenas uma antena pequena na faixa de UHF será necessária para ouvir as estações. 
> 
> Os controladores do telescópio Arecibo utilizarão o indicativo KP4AO e as frequências utilizadas serão:
> 
> 432.045 uplink 
> 432.050 a 432.060+ downlink
> 
> Nos seguintes horários: 
> 
> Dia 16 de abril 2010 - 19:30 UTC
> Dia 17 de abril 2010 -  20:20 UTC
> Dia 18 de abril 2010 - 21:25 UTC
>  
> KP4AO poderá ser escutado com uma pequena antena apontada para a Lua e um bom receptor. Com uma antena de 15 Dbi de ganho e 100 watts de saída é o suficiente para os contatos. 
> 
> Os operadores no telescópio Arecibo manterão contatos com o Máximo de estações possíveis e a duração dos contatos, variará entre meia a uma hora. O modo utilizado será o CW utilizando também alta velocidade. Os operadores avisam que estarão na escuta de estações em todo o mundo acima de 5-15 kHz. Acima ou abaixo disso será considerada interferência (QRM).
> 
> Se você Radioamador conseguir contato com a estação KP4AO, por favor, não chame novamente e dê oportunidade a outras estações. 
> 
> Se você escutar a estação KP4AO chamando ¨CQ QRP¨  esta chamada será somente para estações que utilizam 100 watts de saída e uma pequena antena. Pedimos às estações com alta potencia não responderem a esse chamado. 
> 
> 
> No dia 18 de abril se todas as estações recebidas forem escutadas e os operadores chegarem a conclusão que seja necessário trocar o indicativo para aumentar o numero de qso´s eles então utilizarão o indicativo JT65B.
> 
> Lembre-se também que todas as estratégias operacionais que serão utilizadas pelos operadores do >telescópio em Arecibo podem ser alteradas em função das circunstancias.    
> 
> Toda comunidade Rádio-amadorista em todo o mundo està à espera pois os controladores do telescópio em Porto Rico nos presentearam com essa surpresa de nós Radioamadores podermos manter contatos utilizando a reflexão lunar e também utilizando o maior telescópio do mundo.   
> 
> 
> MAURICIO BERALDO PY4MAB
> Py4mab  amsat.org 
> 
> http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL



Mais informações acerca da lista CLUSTER