ARLA/CLUSTER: Concurso Cidade de Almeirim VHF/UHF e 2º Concurso BPSK63 da ARR

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 8 de Abril de 2010 - 13:21:56 WEST


Concurso Cidade de Almeirim VHF/UHF 

A Associação de Radioamadores do Ribatejo organiza no próximo dia 20 de Junho (Domingo) mais uma edição do seu concurso de VHF/UHF, o concurso Cidade de Almeirim VHF/UHF.

Este concurso é, este ano, integrante do Campeonato de Portugal VHF-UHF 2010. 

Dados do concurso:
Data: 20 de Junho de 2010 
Horário: das 08:00UTC às 20:00UTC
Bandas: 144MHz, 432MHz e 1,2GHz
Categorias:  Categoria única
Modos: FM e SSB 
Intercâmbio: RS(T), número progressivo e QTH Locator
Multiplicadores: QTH Locator
Data limite para envio dos logs: 20 de Julho de 2010

Regulamento:

Regulamento do Concurso Cidade de Almeirim VHF/UHF 

1) - Objectivos: Promover a actividade nas faixas VHF e UHF do Serviço de Amador, em especial nas bandas de 70 cm e 23 cm, quer a nível nacional quer a nível internacional. Incentivar a iniciação em concursos aos Amadores de Rádio principiantes, fazendo-lhes despertar o interesse competitivo e a respectiva evolução técnica. 

2) - Período: Dia 20 de Junho de 2010 (Domingo) das 08:00 UTC às 20:00 UTC.
 
3) - Âmbito: Internacional. São validos os contactos com qualquer estação devidamente licenciada. 

4) - Categoria: Categoria única para estações fixas ou portáteis, mono operador ou multioperadores. 

5) - Bandas: 2 m, 70 cm e 23 cm nos segmentos recomendados pela IARU.  

6) - Modo de emissão: Telefonia em FM (F3E) e/ou Banda Lateral Superior (J3E). 

7) - Contactos: A mesma estação só pode ser contactada uma vez por Banda.  
Só pode ser utilizada uma quadrícula do "QTH Locator" em todas as bandas, durante todo o concurso. 
Os contactos efectuados de outra forma, que não a de ponto a ponto, não são válidos ( exemplos de contactos inválidos: Repetidores, Satélites, Echolinks, etc). 

8) - Intercâmbio: Serão trocados e registados o controle de sinal (RS), um número sequencial começando por 001 e o localizador (QTH Locator completo  - exemplo:  IN60ag), de ambas as estações. A hora de contacto deverá ser registada no respectivo "LOG" (em UTC - Tempo Universal Coordenado). 

9) - Multiplicadores: Serão Multiplicadores as diversas quadriculas trabalhadas por Banda.(Ex. IN60) 

10)  -Pontuação: Será contabilizado 1 ponto por quilómetro  (da distância ponderada entre a  respectiva  localização  - "QTH Locator" das duas estações) por cada banda.  

11) -  LOG's: Um "Log" (lista de registo de actividade) por cada banda em que se participe.  

12) - Pontuação Final: A pontuação final será o produto da soma dos quilómetros contabilizados multiplicados pelas 
quadrículas diferentes trabalhadas. 

13) - Envio de LOG´s: As listas devem ser enviadas à organização ficheiros em formato ADIF antes de 20 de Julho de 2010, utilizando o seguinte endereço de correio electrónico: contest  ct1arr.org 
Serão rejeitados todos os LOG´s que não cumpram esta regra. 
Todos os LOG's recebidas pela organização serão confirmadas mediante o correspondente recibo de recepção, em caso da não recepção da respectiva notificação, deve o concorrente contactar a organização apresentando provas do envio das suas listas dentro do prazo estabelecido. 

14)  - Verificação de LOG's: Se um participante não enviar a  respectiva  lista  "Log", os contactos  realizados serão contabilizados, desde que o seu indicativo figure em pelo menos 3 LOG's diferentes. 

15) - Prémios:  
Serão  atribuídos  os  seguintes  prémios  não  cumulativos  (cada  radioamador  apenas  terá  direito  a  um  prémio. Diplomas a todos os participantes desde que enviem lista de contactos. 
Classificação Geral: 
1º Troféu e Fim-de-Semana em Almeirim para 2 Pessoas (Hotel, Alimentação e Colóquio) 
2º Troféu 
3º Troféu 
  
Classificação 2m: 
1º Troféu e Fim-de-Semana em Almeirim para 2 Pessoas (Hotel, Alimentação e Colóquio)
   
Classificação 70cm: 
1º Troféu e Fim-de-Semana em Almeirim para 2 Pessoas (Hotel, Alimentação e Colóquio)   
  
Classificação 23cm: 
1º Lugar Troféu 

 Nota : Serão repescados os radioamadores imediatamente posicionados nos lugares seguintes aos classificados para outros prémios a fim de se preencher a atribuição de todos os troféus. 

16) - Desclassificações: Serão desclassificados todos os operadores que: 
  - Proporcionem dados falsos ou erróneos aos restantes concorrentes e à organização. 
  - Somente concedam comprovadamente pontos a determinados correntes em prejuízo dos demais. 
  - Não cumpram as normas legais aplicáveis ao Serviço de Amador. 
  - Transgridam qualquer dos pontos do presente regulamento. 
  - Efectuem contactos fora dos segmentos definidos pela IARU Região 1 para telefonia em FM ou SSB. 

17)  -  Resultados: Serão publicados os resultados provisórios na página oficial da Internet da Associação  de Radioamadores do Ribatejo em http://www.ct1arr.org, a  fim de poderem ser feitas eventuais reclamações no prazo de até 5 dias úteis a contar da respectiva publicação. Transcorrido esse prazo, os registos serão considerados definitivos. 

18) - Entregas de Prémios e Troféus: Os Prémios serão entregues na  cerimónia de abertura do Colóquio em Almeirim no dia 18 de Setembro de 2010 

19) - Júri: A Direcção da ARR  será  responsável pela  resolução dos  casos omissos ou de dúvida  sobre o presente regulamento. As respectivas decisões, tomadas em colégio, terão em atenção o espírito do concurso. 
As decisões finais do júri, transcorrido o prazo de reclamação, são inapeláveis. 
Os membros do júri e a estação oficial da Associação de Radioamadores do Ribatejo podem participar neste concurso, mas ficam impedidos de concorrer. 

17)  -  Apoio e esclarecimentos: Qualquer pedido de apoio e/ou esclarecimento sobre o regulamento,  "Log`s" ,software ou outros assuntos relacionados com o concurso, deverá ser remetidos para : contest  ct1arr.org 

18)  -  Notas  Finais: A participação no concurso supõe por parte dos concorrentes a total aceitação do presente regulamento. 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

2º Concurso BPSK63 da ARR
 
A Associação de Radioamadores do Ribatejo organiza nos próximos dias 19 e 20 de Junho (Sábado e Domingo) um concurso de BPSK63 nas faixas de HF, o 2º Concurso BPSK63 da ARR.

Dados mais significativos:
Data: 19 e 20 de Junho de 2010
Horário: das 12:00UTC de Sábado às 12:00UTC de Domingo
Bandas: 160m, 80m, 40m, 20m, 15m e 10 m.
Categorias: Categoria única (SOAB - Single operator All Band (Operador único - Uma Estação))
Modo: BPSK63
Intercâmbio: RST(Q) e número sequencial
Data limite para envio de logs: durante os 30 dias seguintes à competição

Regulamento: 

2º Concurso BPSK63 da ARR 

DATA E HORA 
Inicio às 12.00 UTC de Sábado 19 de Junho, e termina às 12.00 UTC de Domingo 20 de Junho de 2010. 

OBJECTIVO 
A ARR tem a honra de convidar todos os Radioamadores de todo o mundo para participar no 2º Concurso de  PSK63, intitulado "2º Concurso BPSK63 da ARR". O objectivo desta Competição é o de estabelecer o maior número de contactos possíveis entre Estações de Amador de todo o Mundo no modo PSK63. Todos podem trabalhar todos para somar pontos de QSO e creditar Multiplicadores. 

BANDAS E FREQUENCIAS 
Os participantes deverão utilizar as faixas de frequências recomendadas para estes modos:160 m (1838...1840 KHz), 80 m (3582...3584 KHz), 40 m (7037...7045 KHz), 20 m (14072...14074 KHz), 15 m (21082...21084 KHz) e 10 m (28082...28084 KHz).

TIPO DE COMPETIÇÃO 
Transmissores e Receptores deverão estar localizados num raio de 500m, ou dentro dos limites da propriedade da morada da estação licenciada. Todas as antenas usadas devem estar ligadas fisicamente por cabos aos transmissores e receptores da Estação concorrente. Só o indicativo da estação Concorrente será válido para a classificação dessa estação. Todos os concorrentes poderão utilizar o packet ou as redes de Web Clusters. Todos os participantes trabalharão na categoria 
SOAB -  Single operator All  Band  (Operador único- Uma  Estação). Todas as estações deverão ser  operadas  por  um  único operador, realizando as tarefas de operação, registo de Log, e uso dos Clusters. Apenas é permitido o uso de um sinal de cada vez em qualquer momento. O operador pode mudar de banda sempre que o desejar e em qualquer momento. A potência utilizada nunca deverá exceder os 100W. 

INTERCAMBIO 
O reporte para o Concurso será composto pelo Indicativo seguido do sinal (RST(Q)) e o numero sequencial, iniciando no 001 (Exemplo CT1ARR - 599-001). 

PONTOS 
Contactos com os indicativos especiais CT1ARR, CQ3EPC CS2EPC valem 10 pontos; Contactos  Estações Portuguesas valem 5 pontos; contactos com qualquer outra estação valem 1 ponto. As estações podem ser contactadas uma vez por cada banda. 

MULTIPLICADORES 
-Cada entidade de DXCC por cada banda 
-Número de estações Portuguesas trabalhadas por banda. 
RESULTADO 
O resultado final é apurado pelo total de pontos de QSO's multiplicado pelo número de Multiplicadores  trabalhados em cada Banda. 

CERTIFICADOS E PLACAS 
1º CT - Placa e Estadia Fim de semana 
1º Europa Placa e Estadia Fim de semana 
1º Fora de Europa Placa 
Certificados aos 3 primeiros de cada País 

INTRUÇÕES PARA O LOG 
Todas as horas deverão ser UTC. Todos os reportes enviados e recebidos deverão ser registados no Log.  Só serão aceites Log's em formato ADIF. Deverá dar o nome ao ficheiro ADIF do Indicativo concorrente (por exempo ct1arr.adi) e envia-lo por email para contest  ct1arr.org  . Certifique-se que coloca o  indicativo concorrente no campo  "Subject" ou "Assunto" na sua mensagem de envio de Log. A submissão electrónica do Log  implica uma declaração assinada de que todas  as  regras  do  presente  regulamento  serão respeitadas assim como as leis do país da estação concorrente  foram observadas e cumpridas. Todos os registos de Log deverão ser enviados nos 30 dias seguintes à competição. 

DESQUALIFICAÇÃO 
A violação das regras de legislação do país do concorrente, ou a violação do presente regulamento;  Conduta anti desportiva; Creditar um número excessivo de contactos ou multiplicadores impossíveis de verificar a sua autenticidade. Os contactos, ou reportes registados incorrectamente serão considerados como  inverificáveis apenas para efeitos de pontuação final. O uso de qualquer meio não autorizado ou considerado  "não-amador", tais como telefones, telegramas, chats de internet, ou o uso do "Self-Spotting", para solicitar contactos é considerado anti-desportivo e como tal sujeito a desqualificação. As acções e deliberações do Comité de Concursos do ARR BPSK63 Contest são oficiais e finais. 
---
To access the rules, in English, for the 2st ARR PSK63 Contest follow this link http://www.ct1arr.org/pdf/A_R_R_contest2010l.pdf


Para aceder directamente aos regulamentos oficiais do Concurso Cidade de Almeirim VHF/UHF e 2º Concurso BPSK63 da ARR visite a página web da A.R.R., em http://www.ct1arr.org


Fonte: Blog CT-Spot Radioamadorismo em Portugal.



Mais informações acerca da lista CLUSTER