ARLA/CLUSTER: Busca de pessoas desaparecidas por radioamadores

José Araújo jose.araujo audiotrad.com
Terça-Feira, 6 de Abril de 2010 - 14:37:52 WEST


Sábias palavras Marques, nós somos "amadores" de comunicações e "profissionais" em milhentas outras coisas. Até para que ninguém se furte às suas responsabilidades é bom que não se misturem as águas.

73's
CT1DSV



De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Afonso Marques
Enviada: terça-feira, 6 de Abril de 2010 10:43
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Busca de pessoas desaparecidas por radioamadores

Em minha modesta opinião, acho que é um assunto muito delicado e que envolve muitas especialidades, quer de investigação, quer criminais , quer de busca e sobrevivência , e que, por isso a "intromissão" de "paisanos radioamadores" não será desejada, nem aconselhada . Mas quem sou eu para opinar nesta matéria ? O que continuo a dizer é que este hobby é para nos divertirmos no bom sentido , aprendendo , ensinando, e se alguém necessitar dos nossos poucos préstimos e no-los requisite, não os negaremos , agora tomar iniciativas deste tipo darão sempre dissabores .

Aceito e será saudável que outros tenham opiniões diferentes

73

CT1RH

________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT1-EBZ
Enviada: domingo, 4 de Abril de 2010 0:57
Para: CLUSTER ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: Busca de pessoas desaparecidas por radioamadores

Caros amigos

Entre muitas outras ações, a participação dos radioamadores na busca de pessoas desaparecidas logo após o alerta, é de particular relevância, e pode fazer toda a diferença.
Treinados em orientação e com os recursos complementares adequados ( cartas, GPS´s, lanternas, dispositivos de visão nocturna, etc), os radioamadores podem mais facilmente partilhando informação entre todos os que estão no " terreno ",  a assim chegar até à vitima desaparecida.
As Unidades de Busca de Desaparecidos por Radioamadores estão ainda por criar, esperando nós que esta ideia venha a despoletar o interesse dos radioamadores. Para o efeito bastaria que um núcleo se especializasse em orientação, sobrevivência e analise comportamental, e com uma estação coordenadora desenvolvessem a ação de busca sempre que alguém desaparece na sua zona.  Organizados por escala, os radioamadores estariam atentos à informação que vai surgindo no site da ANPC, PJ, e outros, acionando o grupo sempre que surja uma informação de alerta de pessoa desaparecida.

Para levar a efeito uma operação desta responsabilidade, é necessário que nos deixemos de comodismos de sofá e lareira, e nos entreguemos de corpo inteiro à causa da proteção e socorro. É possível fazer muito, e com utilidade publica. Basta querer-mos!

A seu tempo a ANARPROCIV levará a efeito um exercício neste âmbito, na expectativa de que os radioamadores venham a aderir em massa, e mostrem todas as suas valências técnico-operacionais.

Fica a ideia...

73´s

ANARPROCIV
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100406/2ffae972/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER