  From: António Matias
  To: cluster  radio-amador.net
  Sent: Monday, April 05, 2010 5:03 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Nova antena HF multibanda DXpatrol

  Boas tardes.

  A pedido de varias famílias, dediquei-me a tentar desenhar uma antena multi-banda que fosse eficiente barata e fácil de construir.
  Recorrendo ou sistema Sleever-elements que já deu provas de ter boa eficiência, consegui atingir os níveis de exigência que alguns DXrs amigos meus me propuseram.
  Embora muitos colegas à primeira olhadela possam dizer que esta antena é muito semelhante a outras existentes, posso assegurar que o desenho é totalmente novo, desde a raiz, ou seja,  estamos perante uma nova antena de HF multi-banda e genuinamente Portuguesa.
  Uma observação mais atenta mostrará facilmente que estamos diante de uma antena diferente e nova !
  Esta antena apresenta uma optimização de ganho frontal  alta eficiência de radiação e largura de banda.
  Todos os dados  eléctricos estão disponíveis em anexo.
  Se algum  colega leitor desta lista estiver interessado em construí-la  terei todo o prazer em facultar todos os dados relativos à construção.

  Antena: Albatroz.

  Comprimento de Boom : 6m

  Bandas : 20m-15m-10m

  20m= 2 ele.

  15m= 2 ele.

  10m= 3 ele.

  Ganhos: DBi > 6dbi  (free-space)   > 8dbi (ground gain 10m high)

  SWR: 1.1.1 @ 50 Ohms.

  F/B : > 10Dbs

  Potencia: ilimitada

  Antenas desenhada em AO  e verificada no EZnec V5

  Espero em breve colocar as fotos da antena já em serviço

  73'

  Matias
  www.dxpatrol.com