ARLA/CLUSTER: Re: Críticas à Categoria Xtreme

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2009 - 00:04:48 WEST

Esta categoria não têm nada de 'Xtreme'. Nem percebo o porquê das críticas.

As regras são simples e não são substancialmente alteradas, apenas se
permite a presença virtual, que não é nada de transcendente, de alguém
num, efectivo, lugar físico.

A regra da estação estar delimitada a um raio de 500m continua em vigor.
A possibilidade de participar de lugares fisicamente distantes, idem, se
enviar os logs separadamente.

Por exemplo, no sábado utilizo a estação W4XXX, remotamente, e no
domingo utilizo, também remotamente a estação JA1XXX e depois envio dois
"logs" separados, um de sábado (W4XXX) e outro de domingo (JA1XXX), qual
é o problema? Quanto à acreditação de contactos, eles são de facto
válidos para os indicativos em questão, desde que sejam salvaguardadas
todas as autorizações, ou seja, a possibilidade de um colega poder
operar do país em questão, pois apesar da presença ser virtual, a
transmissão é física pelo que todas as questões legais devem ser
obrigatoriamente obedecidas como se uma presença física se tratasse.

Agora se um colega a operar do Japão (TX/RX), utiliza, por exemplo, uma
estação remota na Holanda para receber melhor uma qualquer estação
europeia, então isso é uma infracção às regras.

Já me aconteceu de operar num concurso de dois locais distintos, com
dois indicativos diferentes, em horas diferentes, etc... Como é óbvio,
foram enviados  dois "logs" e não houve qualquer problema. A única
diferença é a da presença física, que não tem qualquer sentido nos dias
que correm e ainda por cima não é nada de novo...

Desde que se respeitem as regras, está tudo bem... é bem mais
problemático a falta de ética como já foi referido: QRP com 100w, Low
Power com 1kW, etc...

73 de ct1enq