ARLA/CLUSTER: Parabólicas, Helicoidais e não só...

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Setembro de 2009 - 15:29:44 WEST

Caro Mourato,

O Mundo é mesmo muito pequeno... é que a aprovação dessa parabólica de 11 m
para a Banda C, bem como a da RARET, muito semelhante, ainda me passou pelas
mãos, quando eu era Representante Operacional da Eutelsat (e Intelsat
também...) na CPRM !!!

Como sabe nesse tempo(que felizmente já lá vai) as telecomunicações via
satélite comerciais, em Portugal, eram monopólio da CPRM...

Se acha que essa antena tinha um ganho muito elevado, pense nas que nós
tínhamos de 32m e 65 dB de ganho para a Banda C e de 20m para a Banda Ku,
que já trabalhava em digital (TDMA/QPSK), em 1985 !!!
Quanto a helicoidais a minha experiência é zero !

Nunca trabalhei com nenhuma, embora ache que é uma antena simpática e não me
importo nada de colaborar numas experiências com a mesma. O meu problema é
falta de espaço e ferramenta adequada, dado viver num apartamento, onde o
acesso ao telhado é complicado, mas não impossível, hihi...

Abraço e 73 de CT1PT

--
Carlos Pinheiro