ARLA/CLUSTER: A verdade sobre os radioamadores.Carlos Neves (CT3FQ)

Radiophilo radiophilo gmail.com

Honestamente, não vejo grande utilidade nos comentários deste senhor.

Em primeiro lugar ele critica em grande medida a cultura tradicional
dos radioamadores, a forma como falam uns com os outros, as expressões
que usam, etc. Ora, a linguagem dos radioamadores pode não ser
inteiramente racional e exacta, mas é própria do meio e o seu uso
promove o sentimento de integração e identidade, como aliás se passa
com qualquer outro meio ou cultura. Penso que o uso do "calão" seja na
verdade uma característica humana e não apenas dos radioamadores. Não
vejo qualquer motivo para criticar isto a não ser o snobismo.

Depois, ele também nega o futuro e a própria actividade dos radioamadores.
Ao criticar o uso do radioamadorismo quando afinal temos a internet e
os telemóveis para comunicar rápida e seguramente, ou quando
ridiculariza o SSTV comparado-o com o envio quase instantâneo de
imagens pela internet, ou ainda quando troça das redes amadoras de
emergência, ele monta uma armadilha para ele próprio: Para que serve
afinal o radioamadorismo, quando temos outros meios mais sofisticados
de comunicar à escala global? Se retirarmos do radioamadorismo toda a
sua componente pessoal e cultural e o reduzirmos à sua "performance"
técnica como meio de comunicação, então estamos fritos e isto é tudo
inútil. O radioamadorismo não serve só para trocar mensagens.

Talvez os americanos devessem usar mais a expressão Amateur Radio em
vez de HAM Radio para os lembrar do carácter amador desta actividade.
Todos nós estamos nisto primeiramente por gosto e por motivos
pessoais, e não por qualquer razão utilitária ou como parte de
qualquer organização social.

Eu tenho toda a propriedade ao dizer "QTH" em vez de "casa", mesmo
sabendo que é menos eficiente, que "QTH" faz parte de um código
desenvolvido nos tempos áureos da comunicação telegráfica e não
telefónica, que tem três sílabas em vez de duas e por isso acabo por
demorar mais tempo a dizê-lo. Parece estúpido, mas é apropriado porque
faz parte das nossas convenções sociais.

Tenho também todo o direito a usar o SSTV sempre que me apeteça. Não
pelo direito em si, mas pelo prazer e conhecimentos que daí extraio,
independentes da eficiência de tal uso.
Dir-se-ia que este senhor nunca aprendeu nada com o radioamadorismo,
que sempre comprou os seus equipamentos e os usou como
"entertainment", mas já ouviu falar que existem outros amadores que,
esses sim, percebem da poda e até já ajudaram os radioprofissionais.

Depois há alguns comentários que me parecem pura e simplesmente
idiotas. "Quem chama CQ DX não quer falar com americanos", ou outras
pérolas como o comentário sobre os amadores negros. Enfim...

Não sei se estaria interessado em saber qual a visão que ele tem do
radioamadorismo.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ