ARLA/CLUSTER: Ainda o BEACON da Madeira

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Setembro de 2009 - 17:21:48 WEST

Colega Duarte , CT3HFAntes de mais os meus 73 e TNX pelo belissimo contacto
em SSB nos 2m. É acerca disso que venho lhe enviar este email, porque é
realmente estranho e curioso.
No QSO que mantivemos, estando o colega numa zona perto do BEACON, e com um
PAR ligeiramente superior creio eu, mas não tanto que justifique as
diferenças observadas., colocava-me um sinal de S9+50 com a antena voltada
para a Madeira. por curiosidade, lembrei-me de ir a 144.421, ver o sinal da
baliza!...Pasme...quase que não se escutava...um sinaleco, la muito no
fundo, a nivel do ruido!!!...Voltei ao contacto consigo, e la foi o sinal
quase ao fundo de escala!!!...isto não quer dizer nada...É evidente que
basta colocar a antena uns metros ao lado para ter um comportamento
diferente. Sei que os 2,5 watts da baliza, estão ligados a uma antena de 4
ou 5 elementos, mas assim mesmo deviam chegar muito melhor. Como me
confirmou, os mesmos 2,5 w da Aldeia dos chãos, ligados a um simples dipolo
na vertical, costumam chegar ai tambem!...então porque é que esses daí
ligados a uma horizontal com algum ganho raramente escuto???...Só posso
atribuir isso a um angulo de entrada no ducto um tanto critico!!!..( e pode
ser so nos ductos nesta direcção).seria interessante levantar ou baixar mais
a frente da antena (inclinar).

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente