ARLA/CLUSTER: O sistema D-star faz isso e muito mais.

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Quarta-Feira, 2 de Setembro de 2009 - 22:49:51 WEST

Radiophilo escreveu:
> [...]
> o seu esquema, projectar as modificações, interligações e acrescentos
> necessários para torná-lo num repetidor de pequena potência é não só
> divertido como é um desafio estimulante e didáctico e que resulta num
> produto final útil.
>
> Alguns dos mais experientes e mais velhos dirão que isso é "truque
> velho", mas estou convicto que para muitos seria uma novidade
> absoluta, capaz de os trazer de volta ao espírito e à prática do
> radioamadorismo, e também de motivar longos e interessantes QSOs
> técnicos, dos quais muitos de nós sentimos a falta.

É exactamente isso que eu digo (e demais colegas), que o radioamadorismo
está a cair nos seus requisitos técnicos e passou de à uns anos a esta
parte ao seu lado mais consumista e com o apoio de muitas vozes que
apregoam que todos tem direito a serem radioamadores (ressalvo aqui a
expressão amadores de rádio), enfim faz parte a evolução!!!! e dos
direitos de cada um.

> O dstar... também é giro mas só o Jorge é que se diverte. Os outros
> navegam nos menus e carregam no botões.

Gostei do aparte hehehehe (muito me ri), no entanto essa mesma diversão
está aberta a todos é só quererem...