ARLA/CLUSTER: O sistema D-star faz isso e muito mais.

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 2 de Setembro de 2009 - 00:34:40 WEST

Caro João Costa,

Obrigado pelos seus comentários.

Eu abordei de raspão o assunto do dstar e dos ecolinques, não para
dizer mal mas apenas para manter linha de vista com alguns princípios.
Concordo com o que diz, mas sem o contradizer tenho os seguintes
tópicos a acrescentar:

Suspeito que, paradoxalmente, a crescente sofisticação dos meios e
tecnologias de comunicações postos à disposição dos amadores seja
contributo activo para o afastamento destes dos assuntos técnicos.
Este "colocar á disposição" é feito num contexto de consumo e não de
aprendizagem e intervenção directa, isto é, os amadores são cada vez
mais utilizadores e menos técnicos.
Este assunto daria "ainda pano para mangas", mas eu admito que este
seja talvez o maior problema que aflige o radioamadorismo, pelo menos
entre nós.

Não há certamente um único radioamador que não disponha de um
equipamento de VHF-FM. Para além disso, a quantidade bruta de
equipamentos deste tipo disponiveis no mercado a preços ridículos,
torna-os ideais para a reconversão em repetidores, e a "cola"
necessária para realizar as funções requeridas, mesmo as mais
avançadas, representaria para muitos amadores pouco mais do que um
projecto de uns alguns fins de semana.

Esventrar um transceptor de VHF (de amador ou mesmo comercial) estudar
o seu esquema, projectar as modificações, interligações e acrescentos
necessários para torná-lo num repetidor de pequena potência é não só
divertido como é um desafio estimulante e didáctico e que resulta num
produto final útil.

Alguns dos mais experientes e mais velhos dirão que isso é "truque
velho", mas estou convicto que para muitos seria uma novidade
absoluta, capaz de os trazer de volta ao espírito e à prática do
radioamadorismo, e também de motivar longos e interessantes QSOs
técnicos, dos quais muitos de nós sentimos a falta.

O dstar... também é giro mas só o Jorge é que se diverte. Os outros
navegam nos menus e carregam no botões.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ