ARLA/CLUSTER: PLCs CORINEX AV200

Firmino Matos ct1izw yahoo.com
Sábado, 31 de Outubro de 2009 - 16:34:12 WET


Boa Tarde a Todos!

A minha prenda de Natal(!!!) chegou mais cedo!
PLC em 12 e 10m. Vi logo... apareceu publicidade em força do MEO nas caixas de correio!!! "Anti-vírus", precisa-se.

73´s
Firmino
ct1izw




________________________________
From: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA <cluster  radio-amador.net>
Sent: Sat, October 31, 2009 3:00:15 PM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: PLCs CORINEX AV200

OK Hugo
Os que eu tenho são os que tem um lado redondo e que tem uma tomada. Preciso fazer testes com velocidade, pois com o sincronismo já vi que são muito robustos.

73 de CT4RK


2009/10/31 Hugo Barata <ct2hmx  gmail.com>

Boa tarde Carlos.Existem dois formatos de PLC Corinex AV200 um formato redondo com tomada fêmea e outro rectangular sem tomada.Segundo informação obtida os mais antigos são os redondos e os mais recentes os rectangulares sem tomada.Os mais antigos fazem mais ruído nas bandas e poucos são aqueles que os filtros nocths funcionam bem e ligados,os mais recentes ao que parece são mais refinados,com alguns nocths ligados e mais difícil de interferir mas a trampa na onda curta é contudo semelhante.
>>
>
>Segundo a ANACOM de facto também me informaram que preparam algo com base e matéria recebida da UIT.
> 
>73 de Hugo Barata CT2HMX
>
>PLC: O Fim da Onda Curta??
>-------------------------------------------------------------------------
>
>
>2009/10/29 Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
>
>>>
>>>>Caros OMs
>>
>>
>>Fui recentemente presenteado com um par novinho em folha, dos famosos PLC da CORINEX, modelo AV200, Não penso de maneira alguma utilizar tal "veneno" para o que quer que seja. A razão de os aceitar, foi simplesmente didática, e com a finalidade de lhe explorar as fragilidades.
>>Quero começar por dizer que os testes que efectuei foram preliminares, mas que ja me deram algumas ideias sobre o assunto.
>>Vamos então ao que interessa
>>
>>
>>Os ditos, apresentam-se em caixa de plástico branca, mas o circuito interno esta blindado por uma pequena caixa netalica.
>>Em funcionamento, estes equipamentos consomem cerca de 5 watts e aquecem moderadamente
>>Basta ligar numa tomada de energia e imediatamente tentam comunicar um com o outro sem ser necessária a ligação a qualquer rede, ou qualquer configuração. É o verdadeiro "plug and play".
>>O QRM faz-se presente assim que se liga na tomada de energia, mesmo que se coloque apenas um exemplar.
>>Demoram cerca de 25 segundos a sincronizar, o que é indicado pela mudança de cor do led, de vermelho para verde.
>>Quando sincronizam, o QRM fica diferente e é o habitual som de "campainhas" já nosso conhecido.
>>A presença de transmissão de dados, ou não, em nada altera o QRM, quer em termos de tonalidade quer em intensidade.
>>Os referidos equipamentos, usam notchs programáveis, mas vêm desactivados de fabrica, e a maioria dos montadores são ignorantes e nem sabem para que isso serve.
>>Testei os ditos numa zona rural, numa aldeia da  Beira Baixa, onde ainda não existe QRM em HF, e onde os fios são suspensos em postes, e as instalações nas modestas casas são exteriores.
>>Com o IC706 no carro fui dar uma volta e cheguei à conclusão que o sistema é perfeitamente escutado em toda a aldeia, mesmo a mais de 500m do QTH onde estavam.
>>Nesse QTH rural, tenho uma pequena TV, ligada com um cabo de 75 ohms a uma antena logperiodica e sem préamplificador, voltada para o Alto de Trevim, A RTP1 é sintonizada no canal 3,com um sinal razoável. Assim que liguei os PLCs a TV ficou toda aos "riscos e quadradinhos" inclusive o som ficou interferido.
>>
>>
>>Depois de confirmar o potencial interferente destes equipamentos, fiz aqui em Sines alguns testes.
>>Primeiro foi em casa, na presença da RF da minha estação.
>>Liguei-os afastados um do outro e deixei que se sincronizassem. depois banda por banda fui colocando sinais no ar em modo PSK31.
>>para meu desespero com 10 watts, não tem o minimo de influencia no funcionamento dos ditos, seja em que banda for.
>>Liguei o amplificador, com 700 watts no wattmeter, e apenas acima de 20m perdem o sincronismo. Em 80 e 40m nem lhes toca mesmo com 700 watts.
>>A unica QRG que os afecta com 100 watts são os 24 MHz. Os 28 MHz não fazem nada.
>>A transmissão em A1A não lhes toca mesmo nos 24MHz e com alta potência. SSB FM PSK31 etc, tem maior potencial para interferir.
>>No meio de tudo isto, resolvi traze-los aqui para o batente, para fazer o teste de fogo, e aproveitando o facto da instalação electrica do batente ser exterior e com bom comprimento, de maneira a receber uma boa dose de RF. Chegado o momento, liguei -os a uma distancia de cerca de 20m, bem na sala dos emissores, estando no ar as frequencias de 9430, 6075, e 15440 KHz, em AM, com a potencia de 250.000 watts em cada uma das frequencias. Confesso que pensei que fosse o fim daquela beleza de equipamentos, pois esperava ver os transistores e os CIs a saltarem la dentro!...Enganei-me...E de que maneira!!!...Passados cerca de 25 segundos, e la estavam os LEDs verdinhos!!!!...Incrivel!...Aquilo consegue funcionar aqui no batente!!!
>>Até agora a unica maneira que encontrei de  parar aquilo, foi uma boa marreta e uma resistente bigorna, ou um poderoso torno que desfaça tudo em chapinhas fininhas....Mas não vou desistir!!!!...A proxima é testar a velocidade de transferencia de dados...Pode ser que a sorte esteja nesse aspecto, porque pelo sincronismo ja vi que não nos safamos.
>>Por outro lado tambem sei de fontes seguras que lá para os lados de Barcarena se prepara algo, a partir da segunda quinzena de Novembro, no sentido de por ordem à bagunçada que cresce dia a dia!...Vamos esperar para ver!!! Reclamem antes que seja tarde!!
>>
>>
>>73 de CT4RK
>>
>>
>>
>>
>>
>>-- 
>>Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal
>>
>>Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
>>>>
>>
>>
>>
>>----------------------------------------------------------- 
>>
>>
>>
>>
>>_______________________________________________
>>>>CLUSTER mailing list
>>CLUSTER  radio-amador.net
>>http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>>
>>
>
>
>-- 
>73 de Hugo Barata CT2HMX
>
>PLC: O Fim da Onda Curta??
>
>_______________________________________________
>>CLUSTER mailing list
>CLUSTER  radio-amador.net
>http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>
>


-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
----------------------------------------------------------- 


      
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20091031/913a354e/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER