ARLA/CLUSTER: PLCs CORINEX AV200

José António ct1dqb gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2009 - 10:17:20 WET

Se cada equipamento gasta 5 watts , dois aparelhos ligados continuamente
irão gastar num ano 20,17 € + IVA, já dá para um bom "almocinho".
São precisos pelo menos 2 para o funcionamento, portanto 10 watts X 24
horas X 365 dias, dá 87,6 kW, é o consumo ao fim de um ano. Como o kWh
está a 0,1151 € sem IVA...
Sinceramente não dá para perceber, por um lado apregoam que deve haver
cuidados para baixar as emissões de CO2, criar hábitos de desligar os
aparelhos pelo interruptor e não pelo telecomando para não haver
qualquer consumo extra, por outro a proliferação de QRM em ambos os
sentidos, tanto em RF como em CO2
Não sei ao que isto corresponde em CO2, mas se houverem 20.000 fogos em
Portugal com equipamentos desses, ao fim de um ano, por cá os PLC
gastam: 87,6 X 20.000 dá 1752 kW , quase 2 MegaWatts/ano!!

73