ARLA/CLUSTER: Echolink da Margem Sul em VHF

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009 - 19:33:47 WEST


Caro Colega Manuel Jesus, CT1AXZ.
 
"Será útil ou não esse echolink? "
 
Este especificamente deve tê-lo sido para um numero restrito, pois segundo nos informou o colega Paulo Santos, CT4DK: "...esse echolink a que se refere foi montado especialmente para o evento do Jamboree no Ar desde o dia 21 de Setembro..". 

Quanto a todos os outros e muito embora seja um tema polémico, na minha opinião é mais uma janela de oportunidade e comunicação que se abre num espaço cada vez mais limitado, restritivo, controlado e interferido para a instalação de uma capaz estação de amador, especialmente, nos meios urbanos.

Lamento profundamente é que o ICP-ANACOM ainda não tenha legislado sobre esta matéria, tal como nos tinha prometido aquando das ultimas reuniões. 

Esta situação cria uma injustiça, em especial para todas as associações ou mesmo radioamadores individuais, que seguindo as indicações da Autoridade Nacional de Comunicações, se comprometeram e desligaram a 1 de Junho todos os dispositivos que não estavam, no seu entender, abrangidos pelo regime geral de licenciamento e responsabilidade pelo funcionamento das estações de amador, sejam eles, Echolinks, APRS, etc. 

A actual situação, enquanto se mantiver, perpetua o "pântano" já herdado da anterior legislação, tanto para os promotores responsáveis como para todos os utilizadores em geral.

Alias, no actual quadro legislativo emanado do Decreto-Lei n.º 53 de 2009, em especial ao nível das contra-ordenações e coimas o poder interpretativo e algo discricionário do ICP-ANACOM sobre o que é ou não legal ou ilegal e está ou não contemplado, na minha opinião, é francamente aumentado o que torna o assunto dos sistemas genericamente reconhecidos como multimédia com ligação à Internet algo complexo e que merecia ser definitivamente aclarado pelo ICP-ANACOM na prometida legislação ou recomendação especifica.

João Costa, CT1FBF
 

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Manuel Jesus
Enviada: domingo, 18 de Outubro de 2009 19:25
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Echolink da Margem sul em VHF


A pergunta é: Será util ou não esse echolink? 
Se a legislação o permite significa que desde que seja usado por radioamadores e que seja resolvido o problema das interferências nas frequencias adjacentes tudo estará correcto.
Não sou um utilizador do sistema mas de facto estou a pensar nisso muito em breve, talvez esse link venha a ser util a todos, pensar positivo, é capaz de ajudar.
Nada como parar para pensar sobre o assunto, nada como continuarmos a ser  um pouco tolerantes.  Isso faz parte do ser Português.
 
73.
CT1AXZ
Manuel Jesus

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Fonseca - CT1GFQ
Enviada: domingo, 18 de Outubro de 2009 14:24
Para: Grupos - Arla Cluster
Assunto: ARLA/CLUSTER: Echolink da Margem sul em VHF


Pois é colegas.

De há algum tempo a esta parte, especialmente na margem sul do tejo, somos bombardeados com um echolink em VHF, mais propriamente 145.287.5 Mhz.

O mais engraçado nisto tudo, é que quem o montou, nao se preocupou sequer em que poderia estar a interferir indirectamente nas frequencias adjacentes, onde os radio-amadores mais proximos costumam operar.
 
Ao que sei, depois de contactar a ANACOM, existe um vazio legal que o permite fazer tal link.
 
Enfim.........

73's.
Carlos, CT1GFQ
 
Ao reencaminhar esta mensagem, por favor:
 
1. Apague o meu e-mail e o meu nome.
2. Apague sempre os endereços dos amigos antes de reenviar.
3. Encaminhe sempre como cópia oculta (Cco ou Bcc) aos SEUS destinatários.
 
Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spams e banners. Obrigado !!!
 
 
 

 
 





Mais informações acerca da lista CLUSTER