ARLA/CLUSTER: ONLY U.S.A - ONLY JA - ONLY EU, "querem é $$$"..?

Terça-Feira, 6 de Outubro de 2009 - 17:30:43 WEST

[http://1.bp.blogspot.com/_ljxufmvUJLU/SsdY3PbfYrI/AAAAAAAAAAY/4VxT_9TfOds/S220/ham%2Bradio.gif]
ONLY U.S.A - ONLY JA - ONLY EU<http://dxemct.blogspot.com/2009/10/only-usa-only-ja-only-eu.html>
Good Morning Vietname...

Não, não andam á caça de dollares quando se escutam nas expedições os operadores a solicitarem "ONLY North America", nem andam á caça de Ienes quando se escuta "ONLY JA", nem de Euros aquando do "ONLY EU" e nem tão pouco de Reais ou Bolívares quando dizem "ONLY SA".

Os patrocínios das expedições também falam alto, mas quem já faz DX há uns tempinhos sabe perfeitamente que por exemplo que se virmos no cluster uma estação do pacífico em 40m pela hora de almoço, mal empregado tempo dispendido a ir é frequência a ver se chega cá. Não chega e ponto final!!!

Logo, haverá certamente uma horita ideal para o pacífico em 40 metros. Os mais experimentados sabem que é ao romper da manhã.

Agora imaginem que:
No nosso romper da manhã será lá para os lados do pacífico (tipo KH8, 5W, 3D) mais ou menos o romper da noite. De certezinha que os Japoneses chegam lá bem mais forte que nós aqui neste cantinho á beira mal plantados.
Se o operador da expedição não solicitar nessa hora (o nosso romper da manhã) ONLY EU, ONLY EU, nós jamais faremos o contacto pois o Japão chegará sempre mais forte e .......................o operador não está á procura de €EUROS€.......

E isto acontece em todas as expedições e ainda bem que acontece.

No caso do FT5GA - Glorioso isl. a Europa (muitos CT's incluidos) reclamam que quando escutam bem eles só chamam NA, USA... chamam porque nessa hora que eles metem aqui 9+20db estão a meter 5 ou 6 nos USA e nas horas que metem aqui 5 ou 6 simplesmente não chegam á América do Norte.

Daí, não podemos olhar apenas para o nosso umbigo pois se gostamos que as expedições ao pacífico se lembrem de nós, também os americanos gostam que as do Indico se lembrem deles....

Também há operadores nas expedições que simplesmente não percebem nada disso, da mesma forma que quem faz comentários do tipo "querem é $$$" também não percebe, ou ainda percebe menos.

Ninguém nasce ensinado, todos o sabemos! Mas há quem pense que sim e então fazem comentários qual super entendido na matéria sem qualquer nexo e isso comprava-se no dx-cluster mas não só.

A partilhar isto e como se acham cheios de razão, baixam 1 ou 2 kilociclos e vá de fazer QSO local apenas com o intuído de fazer QRM. Não há necessidade!

Se gosta realmente de DX e de trabalhar as figurinhas... aplique-se no estudo da propagação, na caça ao DX e não pense que o DX tem que estar disponível quando você se lembra de deixar o MSN e ir tentar o contacto.

Há contactos que levam horas para serem feitos e muitas vezes não se consegue, mas se não optar por esta "vertente" não faça o contacto, mas também não prejudique quem tenta fazer. Quem o fizer está a compactuar com a politica da terra queimada.... " eu não como, mas os outros também não..."

73's
QRZ DX???
Comente em: http://dxemct.blogspot.com<http://dxemct.blogspot.com/>

Fonte: Blog DX em terras de CT's.