ARLA/CLUSTER: Off Topic: Microsoft anuncia Windows Phone com software luso.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 6 de Outubro de 2009 - 14:41:10 WEST


A Microsoft apresenta hoje, em mais de 20 países, a nova marca Windows Phone que irá designar os terminais móveis baseados no sistema operativo Windows Mobile. Em Portugal, os telemóveis serão lançados em parceria com a TMN.
 
Os dispositivos foram criados por mais de 30 fabricantes, incluindo a HTC, a Samsung e a ZTE. O rol completo dos fabricantes, modelos, preços e a estratégia serão conhecidos esta manhã. Para já, sabe-se que os telemóveis se distinguem pela tecla "Windows" que facilita a navegação. 

Para além do novo Windows Mobile 6.5, os dispositivos têm um novo interface de utilizador e uma experiência de navegação mais rica, disponibilizando os serviços Windows Marketplace for Mobile e o My Phone, um software desenvolvido em Portugal. 

O My Phone foi desenvolvido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em tecnologias de mobilidade da Microsoft em Portugal, que resultou da aquisição da Mobicomp de Braga em 2008. 

Segundo Carlos Oliveira, responsável por este centro de I&D, o MyPhone "permite sincronizar e fazer backup de contactos, fotos, música e outros ficheiros do telemóvel na Internet, o que permite a recuperação dos dados em caso de avaria, extravio ou roubo do telemóvel, e possibilita a gestão dos conteúdos através da Internet, incluindo apagar remotamente os conteúdos do telemóvel".

O responsável disse ao OJE que também é possível saber a última localização conhecida do dispositivo ou fazê-lo tocar. 

Através do Windows Marketplace for Mobile, serão disponibilizadas aplicações directamente no telemóvel, mas este site poderá ser também acedido através da Internet.

Fonte: Mafalda Simões Monteiro/OJE   



Mais informações acerca da lista CLUSTER