ARLA/CLUSTER: CT7ABD tem categoria 1 de amador e licença CEPT.

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2009 - 18:04:51 WET

Boa tarde José António Proença, CT2HIV.

Ele já foi CR7/PY5RX agora é sem duvida CT7ABD.

Se não me engano é o primeiro caso, que cumpre integralmente os novos procedimentos :

Procedimentos e regras a observar relativamente ao acesso às categorias de amador de titulares de documentos habilitantes válidos emitidos pela CEPT, UIT ou por país com o qual Portugal tenha um acordo de reciprocidade - N.º 6 do artigo 5º do Decreto-Lei n.º 53/2009

1. Consideram-se documentos habilitantes;

a)  O certificado HAREC, emitido por administração de outro país nos termos da Recomendação CEPT T/R 61-02, dando acesso à categoria 1 de amador e à emissão do correspondente CAN e licença CEPT;

b) O Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), da classe A, emitido pela Administração da República Federativa do Brasil, dando acesso à categoria 1 de amador e à emissão do correspondente CAN e licença CEPT;

c) O Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER), da classe B, emitido pela Administração da República Federativa do Brasil, dando acesso à categoria 2 de amador e à emissão do correspondente CAN e licença CEPT novice.

2. O titular de documento habilitante válido, emitido nos termos do número anterior, pode solicitar ao ICP-ANACOM, a atribuição de um CAN ao abrigo da alínea b) do n.º 2 do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 53/2009, bem como o acesso à correspondente categoria de amador.

Assim, o Fabiano Mouser alem de poder operar em Portugal, também pode operar imediatamente em todos os países onde a licença CEPT é valida, visto que teve acesso à categoria 1 de amador nacional e à emissão do correspondente CAN e licença CEPT.

Ao que eu tenha conhecimento, ainda não existe mais nenhum pais que o ICP-ANACOM reconheça um acordo de reciprocidade radioamadoristica para alem da República Federativa do Brasil.

Esperamos que o ICP-ANACOM estenda os mesmos direitos e deveres pelo menos à restante Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com reciprocidade para os dois lados.

Estou com a R.E.P. nesse pedido.

João Costa, CT1FBF