Re: ARLA/CLUSTER: parabólica no mastro de para raios

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2009 - 12:35:18 WET

Partilho a minha experiência neste campo: Na terra da minha avó um
proprietário montou uma antena de TV no mastro aonde já existia um para
raios e durante uma bela trovoada ( que na região da Idanha-a-Nova é coisa
com acontece com alguma frequência)  a antena de TV desapareceu literalmente
ficando só o suporte agarrado ao para raios.
Concluo que o raio quando caiu não escolheu a superfície bicuda que o para
raios tem mas sim a bela antena de TV que ofereceu melhor passagem a
descarga por razão desconhecida.
Tendo este exemplo eu não montava nada no mesmo mastro do para raios.
Aproveitando esta citação do João: Verdadeiramente isto é um espectáculo,
depois dos "instaladores credenciados pela PT" andarem a retirar os filtro
notch dos PLC`s para aumentar a largura de banda, só nos faltava mesmo esta,
....acrescento que há técnicos credenciados (dizem eles) que já ninguém usa
o radio para falar e os que falam são uma minoria teimosa e obsoleta da
realidade das comunicações, por isso desligam os notchs e montam PLC.

73 de Hugo Barata CT2HMX

PLC: O Fim da Onda Curta??