ARLA/CLUSTER: Os concursos e os seus resultados! Blog DX em terras de CT's.

Terça-Feira, 24 de Novembro de 2009 - 11:37:58 WET

Good Morning Vietname...

Há cada vez mais estações Portuguesas nas listas de resultados dos grandes concursos internacionais.

Há cada vez mais radioamadores portugueses a participarem nos grandes concursos internacionais.

Há cada vez mais radioamadores portugueses e estações Portuguesas numa data de coisas, muitas coisas!

Agora será a quantidade de radioamadores participantes sinónimo de boas participações? Será que o facto de haver muitas (muitas salvo seja) estações nas listas que esses resultados sejam realmente bons??? Não me parece!!!

Eu simplesmente não faço concursos! Fartei-me de trafulhice, de batotice, de não olhar a meios para atingir fins, etc!

Temos cá nas nossas terras excelentes Contesters, mas excelentes mesmo. Da mais fina flor dos Contesters internacionais. Também temos daqueles que são realmente bons e que poderiam ter um muito maior crédito se não aldrabassem resultados, nomeadamente categorias em que participam!
Se olharmos aos resultados dos CQWW's de há uns quantos anos para cá, facilmente se verificam meia dúzia de resultados totalmente aldrabados, que toda a gente sabe inclusive os "juízes" mas ninguém diz nem faz nada.

Como é possível uma estação em baixa potência ter os mesmos scores que todas as suas concorrentes europeias em alta potência?

E se compararmos esse resultado com as restantes estações europeias de baixa potencia, essa mesma estação que se diz de baixa potência, consegue ter o dobro da pontuação que as suas congéneres europeias de realmente "LOW POWER". Enfim, só não vê quem não quer!!!
Mas isso não é importante. O que conta é que temos estações nos TOPs Mundiais!

Depois ainda há aqueles que com meia dúzia de contactos e outros tantos pontos "ganham" o nacional. Hahaha... pois o nacional, porque se olharmos para os resultados europeus nem "aparecem" nas listas!

Há sem dúvida um mínimo exigível. Há organizadores de concursos que só atribuem prémios a vencedores nacionais se atingirem uma determinada percentagem de pontos da estação vencedora mundial. Admite-se alguma vez que estações recebam troféus de concursos com 20 e 30 contactos realizados quando o vencedor mundial da categoria fez 2000 ou 2100 contactos? Basta olhar para os resultados disponíveis na net! Não se admite!!! Há que merecer aquilo que ganhamos, mas em Portugal já estamos habituados a que nos ofereçam coisas sem nos esforçarmos minimamente para isso, basta olharmos para a mais recente legislação.

Apesar de tudo, o que é certo é que a participação portuguesa em concursos internacionais está bem mais elevada do que há uns anos atrás, mesmo com as péssimas condições de propagação com que nos deparamos. Agora meus amigos, há que meter um pouco mais de qualidade nisto! Não podemos ir atrás de facilitismos nem de tentarmos apenas mostrar aos vizinhos que somos muito bons, mas só vamos cair em risota no seio de quem realmente percebe do assunto. Tenham dó!

Participem mais, mas também melhor, porque para mim .... concursos, jamais!!

73's
QRZ DX???

Comente em: http://dxemct.blogspot.com

Contacto: Qualquer informação ou sugestão deverá ser enviada para - dxemct  gmail.com

Fonte: Blog DX em terras de CT's.