RE: ARLA/CLUSTER: Próximo Sábado, 14 de Novembro, escute o Boletim Radiodifundido.

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Sábado, 14 de Novembro de 2009 - 00:35:32 WET

Caros Mário e Fernando Diniz,

O funcionamento em rede dos emissores que asseguram QUALQUER projecto
noticioso no Serviço de Amador, envolvem sempre muitos voluntários mas
sobretudo (e principalmente) carecem do consentimento das Associações que
tutelam estações repetidoras se estivermos a falar deste tipo de emissor.
O colega Mário não tem a noção das diligências e constantes convites que
tenho feito para conseguir atingir o objectivo que propõe na sua mensagem
por desconhecimento.
Como poderá escutar amanhã, a mais recente prova disso é a honra com que
fomos agraciados pelos colegas da A.R.B.A., mas o facto de retransmitirmos
um resumo das notícias daquela associação, isso não significa
obrigatoriamente que iremos passar a ter as nossas emissões em breve
transmitidas pela mesma, alargando ainda mais a nossa actual rede de
emissores.
Os meios humanos e os sacrifícios pessoais são tão incomportáveis, que não
tem sido raro vermo-nos privados deste ou daquele emissor... por vezes meses
seguidos.
Não é que os colegas não estejam a dar o seu melhor, mas a diferença entre
os amadores e os profissionais começa aí (e é inclusivamente muito salutar
que assim seja).
Estou cansado (mas não exausto) de me repetir neste aspecto, mas aqui vai de
novo o fatal convite : se algum membro de um órgão social de alguma
associação que não esteja envolvida neste serviço me estiver a ler, por
favor sintam-se mais uma vez convidados a satisfazerem os anseios e o apelo
do colega Mário e de muitos outros que possivelmente pensam da mesma forma
mas não se manifestaram desta vez.
Enviem-nos uma simples mensagem para cs1rla.arla  gmail.com que, em resposta,
combinaremos de imediato como é que se podem juntar ao nosso esforço
comunitário.
O próprio Mário, se quiser participar pode fazer-nos um incomensurável
favor.
Se quiser assegurar a emissão numa faixa de HF ou, em alternativa, convencer
a sua associação local a participar... ficaríamos muito gratos e estaria a
contribuir para aquilo que defende.
Como vê, não depende de nós, caso contrário muitas outras associações
estariam neste momento integradas, não só no actual serviço noticioso, mas
num projecto muito mais ambicioso de periodicidade quinzenal ( ou mesmo
semanal ).
Há cerca de 4 anos que tal não depende de nós, meu caro.
Actualmente até para vos transmitirmos as notícias que são emitidas, temos
que as ir procurar, pois tirando este fantástico fórum... ninguém satisfaz o
nosso apelo mensal para nos enviarem as informações.
Só falta uma derradeira tentativa minha para compensá-lo nos seus ansiedade;
enviar uma mensagem personalizada, a cada um dos Presidentes de Direcção,
das muitas colectividades que não estão connosco no primeiro Sábado de cada
mês.
Fique sabendo que os meus projectos já incluíram inclusivamente a LABRE.
Infelizmente não conheço associações representativas do radioamadorismo
noutros países em que o Português é a língua oficial, senão também já os
tinha convidado.
Já lá vai mais de um ano (incluindo várias insistências), mas até agora nem
sequer recebi uma única palavra por parte do Brasil... nem que fosse um
rotundo não.
Talvez seja demasiada pretensão, mas fique também sabendo que já perdemos um
parceiro nas emissões e não me admirava nada que essa tendência se
consolidasse.
A justificação para o que aconteceu é muito semelhante às palavras que vou
agora dirigir ao Fernando.

Fernando,

As emissões do Boletim Radiodifundido, quando não eram asseguradas
localmente por mim ( a partir da serra da Arrábida ou mesmo da sede da
A.R.L.A. em Santiago do Cacém), estiveram a ser transmitidas em VHF a partir
da repetidora de Aldeia de Chãos (Santiago do Cacém), graças à colaboração
de um colega que as assegurou inicialmente (mas durante meses)... a partir
de Sintra !?!?
Este colega não é sequer sócio da A.R.L.A. mas já trabalhou e fez mais pela
associação, do que muitos sócios fundadores e a generalidade dos sócios
actualmente inscritos.
O que é facto é que, por exemplo, em Santiago do Cacém ninguém se
disponibiliza para assegurar a activação das repetidoras locais durante o
Boletim Radiodifundido.
Após praticamente um ano nestas condições, a emissão só não terminou logo e
passou a ser assegurada a partir da serra da Arrábida em UHF, apenas porque
um sócio da A.R.L.A. tentou dar o seu melhor, mês após mês... a partir de
Almada.
Apesar das minhas insistentes diligências, infelizmente ninguém nos
Concelhos de Grândola, Sines ou Santiago do Cacém se mostrou disponível ou
sequer interessado para assegurar estas emissões estratégicas.
Há escassos meses apenas, fui de facto o responsável pelo fim das emissões a
partir de Santiago do Cacém, mas somente após uma escandalosa constatação.
Durante o tempo em que a emissão, com muita dedicação e sacrifício, estava a
ser assegurada a partir de Almada, esta estava simultaneamente a correr mal,
tão mal que a estação repetidora de VHF de Aldeia de Chãos era de facto
activada, mas devido ao débil sinal com que era alimentada... não se
percebia UMA ÚNICA PALAVRA.
Esta situação apenas foi detectada pela extraordinária coincidência de EU aí
me ter deslocado num dos fins-de-semana da emissão.
Este dramático acontecimento ajudou-me a perceber que se as emissões estavam
a decorrer de forma tão precária há meses e ninguém havia detectado o
problema... é porque naturalmente ninguém escutava as emissões do Boletim
Radiodifundido nos Concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém,
Sines, Odemira, Ourique, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Alvito, Beja,
Cuba, Vidigueira, Mértola e Almodôvar... a área de cobertura primordial da
estação repetidora em questão.
Até à tua mensagem ninguém se havia queixado ou sentido falta das
transmissões do "jornaleco" a partir de Aldeia dos Chãos (Santiago do
Cacém).
Em parte porque o serviço assegurado em VHF a partir da serra de Sintra ou
em UHF e DSTAR a partir da serra da Arrábida, servem perfeitamente para quem
queira escutar as emissões em todo o Distrito de Setúbal, exceptuando
raríssimos "pontos de sombra".
Dito isto, meu caro Fernando, infelizmente só te resta optares pela emissão
em VHF feita a partir da serra da Arrábida ou em VHF a partir da serra de
Sintra; pois ambas cobrem perfeitamente a tua região apenas com uma modesta
antena menor do que 1/4 de onda de um equipamento portátil ( teste efectuado
por mim em Agosto último ).
Se entretanto aparecer alguém que se disponibilize para prestar este
serviço... qualquer uma ( ou ambas ) as estações de Aldeia de Chãos voltarão
a emitir o Boletim Radiodifundido.
Estás interessado em assumir essa honrosa causa ?
Termino apenas reafirmando a minha infinita gratidão e reconhecimento a
todos os colegas que, abdicando do seu conforto e tempos livres (
independentemente de haver jogo de futebol ou outra tentação de " força
maior " ), lá se fazem presentes, no segundo Sábado do mês, às 22:00 de
Portugal continental, ajudando a colocar em emissão uma extensa rede de
estações repetidoras ou do sistema " Ecolink " ( nas Conferências Lusófona e
Madeira ).

Um forte 51 a ambos e a todos os inscritos neste fórum

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com