ARLA/CLUSTER: APRS/Echolink's e outros...

CT2HKY ct2hky gmail.com
Domingo, 31 de Maio de 2009 - 22:49:16 WEST

Olá 73's caro colega.

Sim, o colega tem razão, ao abrigo da nova regulamentação, os Echolinks e osDigis serão considerados sistemas de uso comum, logo, terãoque ter indicativos tipo CSxYYYy logo, os echolink's, por opinião minha, seriam CS0Exxx onde o xxx seria o sufixo do amador ou associação responsavel por ele, mas isso é unicamente uma opinião, por exemplo para mim, seria algo do genero CS0EHKY para o caso do echolink que tenho em casa e que será licenciado por uma associação como sistema de uso comum, o problema não é fazer a respectiva legalização, pois era uns trocos e uns papeis, o problema é que neste momento não existe regulamentação interna especifica para esses sistemas, por isso, está-se tipo num vazio legal, que não nos permite licenciar, embora, o Dec-Lei puna que tiver uma estação de uso comum a trabalhar sem licença, agora será que uma estação é o mesmo que um sistema? a definição de estação, na minha optica, não é igual ao que eu acho que é um link (simplex) de echolink agora um link em estilo de repetidor, já acho que seja uma estação de uso comum, por tanto, acho que se deve regulamentar e esclarecer todas estas duvidas, para que depois se licencie, todos ganhamos e o Radioamadorismo ganhará ainda mais, digo eu...!!!