ARLA/CLUSTER: SENSIBILIDADES

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 29 de Maio de 2009 - 14:25:40 WEST


Boa Tarde Mestre Gamito.Desde já os meus sinceros parabéns pelo seu e-mail.Sempre igual a si próprio o colega, mais uma vez nos presenteou comum texto bem lavrado, cuidado e mostrado bem as "sensibilidades" .São este tipo de posições, infelizmente raras, que me motivam a continuar a escrever nesta e outras lista.O colega Gamito é um bom exemplo que ainda existe lugar para o intelecto, o respeito pela diferença, educaçãoe respeito. Mesmo recorrendo ao humor ( :-)Não consigo perceber porque reina o ostracismo nos radio-amadores desta lista para quem cultiva as genuínas  matérias do radioamadorismo.
Da minha parte, já tinha decidido não mais me manifestar em nenhum assunto desta lista que não técnico, mas estepareceu-me merecer  excepção.
Melhores cumprimentosObrigado
MatiasCT1FFU



 
 
 


 
2009/5/28 Antonio Gamito <ct1czt  gmail.com>





Não tenho o hábito segundo uns ou o defeito segundo outros, de abordar aqui assuntos polémicos dos quais sei antecipadamente não resultar valor acrescentado. Porém a teimosia de continua a ler o que por aqui vai passando fez, por efeito de acumulação, com que hoje me decidisse, calma e respeitosamente a abordar uma ou duas questões com as quais já não posso mais pactuar mesmo correndo o risco da crucificação.

 
Antes disso quero aqui apresentar àqueles colegas que, tal como eu teimo em ler o que vai passando no Cluster, tem ao longo do tempo teimado em colocar aqui as mais variadas questões; 
 
Assim,
Aos que se especializaram em incendiar o mais ínfimo e insignificante dos pormenores;
Aos que tem dado o seu contributo em favor da correcta utilização da língua portuguesa escrita;
Àqueles que se levantam contra o óbvio, o inevitável e sobretudo contra factos consumados;
Aos que de uma ou outra forma se tem empenhado na defesa da manutenção da qualidade de recepção em HF, combatendo e divulgando os inconvenientes do hóspede – PLC - que aos poucos tem vindo a entrar nos nossos Shacks;

 
Aos que aqui discutem se os anjos tem sexo ou não;
A todos eles quero prestar a minha homenagem. 
A uns pela coragem que tem em demonstrar o que de facto sabem. A outros pela hilariedade que provocam com o devaneio dos seus … comentários. 
 
È certo que todos eles são úteis e importantes e indiscutivelmente se inserem num todo que é a realidade cultural do nosso país. Contra isso pouco haverá a fazer no tempo imediato. De resto… como todos andamos a precisar de rir!!

Ocorre-me a este propósito divagar um pouco sobre o que já aqui temos lido por efeito da aplicação próxima do Dec 53/2009.
 
Todos nós já tivemos ocasião de analisar os novos valores a serem aplicados, pela entidade reguladora, nas mais variadas vertentes do radioamadorismo, e a ele me cinjo. Todos concordaremos que num primeiro momento os valores são efectivamente altos. Ou seja, altos comparativamente ao que estávamos habituados.

 
Mas… deixem-me lá opinar um pouco!
Feitas as contas, e já alguém as fez e aqui as publicou, quanto dá isso durante um ano ? Quanto dá isso por dia segundo um valor médio ?
Quanto gasta cada um de nós em items que acabamos por aceitar que são supérfluos ?
Está tudo somado ? 
Vamos então comparar com um caçador!.
Primeiro para o ser inevitavelmente terá de comprar uma arma. È aconselhável que tenha um cão. Terá de suportar os custos da sua carta de caçador para a qual está obrigado a estudar e conhecer as espécies cinegéticas. Terá de suportar o custo da licença do seu canino(s) bem como a manutenção da sua saúde e alimentação. Terá de suportar o custo das licenças de uso e porte de arma tal como a licença para caçar e em última análise pagar para caçar na reserva X.

Quanto custa tudo isto anualmente ou como valor médio diário? 
Compare-se com os custos que motivaram esta comparação e opine-se sobre os valores agora publicados pela entidade reguladora.
 
Lembra-me o caso do meu vizinho que pagava 15€ (ou equivalente) de renda desde 1960 e agora por razões que desconheço, lhe foi imposta uma renda de 75€. Coitado do Senhor! Ficou na ruína com este aumento de 500%. Merecerá isto alguma reflexão ?. 

Depois a obrigatoriedade de ser radioamador não foi decretada.
 
A fazer fé no conteúdo de alguns posts que por aqui tem passado, embora não seja jurista, é minha convicção que alguém anda a pecar por defeituosa interpretação sobre o constante no Dec já citado acima, bem sobre a sua regulamentação.

 
Por exemplo:
Se o titular da estação à qual foi atribuído o indicativo de chamada CT2XYZ se encontra a operar a estação do amigo, à qual foi atribuído o indicativo de chamada CT2ZYX, obviamente que terá anunciar o indicativo de chamada da sua própria estação, desde logo por se encontrar a operar uma estação não titulada por si. Isto é procedimento. È doutrina. É disciplina. È correcção. Está no Rádio Regulations. Quantos dos cinco mil e qualquer coisa radioamadores nacionais já se interessaram por saber o que é ? Para que serve ? Do que trata ? Que matérias aborda ? Quem o publica ?

(Bom!... Para ser crucificado à boa maneira romana, já chega.) 
 
Por último e de uma vez por todas, quer se queira quer não, uma estação deverá ser entendia como uma entidade própria à qual foi atribuído um indicativo de chamada para que possa operar (ser operada) e é titulada por um cidadão da mesma forma que a um automóvel foi atribuída uma matrícula para que possa circular e é titulado por um cidadão que, no primeiro caso terá que estar habilitado com um CAN e no segundo com uma Carta de condução, vulgo licença e condução. Toda e qualquer outra consideração que se teça acerca desta matéria não passará de especulação ou dificuldade de entendimento. O concordar ou não, nada adianta aqui. 

 
Endereço a todos os estimados colegas que tiveram a paciência de me ler e capacidade de me entender, os meus mais respeitosos cumprimentos.
 
António Gamito
CT1CZT
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



_______________________________________________

CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




_________________________________________________________________
Emoticons e Winks super diferentes para o Messenger. Baixe agora, é grátis!
http://specials.br.msn.com/ilovemessenger/pacotes.aspx
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090529/789b2aa1/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER