ARLA/CLUSTER: Interferencias de PLC, como posso ajudar?

JOSE PROENÇA gct2hiv gmail.com

Amigos

Também a REP, atrvés do GT-CEM Grupo Técnico - Compatibilidade Electro
Magnética, tem tomado sempre em consideração o flagêlo dos colegas do CB,
incluíndo-os nas suas preocupações e exposições nacionais e internacionais
junto das entidades competentes.
Exemplo (Comunicação à ANACOM e outras entidades nacionais e
internacionais):

".................

Exmos Senhores

Uma preocupação que nos é manifestada pelos Radioamadores portugueses e
Radioescutas, pelos utilizadores da banda do cidadão CB-(CityBand)  e
algumas notícias em fóruns internacionais, traz-nos à presença de V. Ex.as.

Efectivamente, depois da tentativa de implementação da injecção de
radiofrequência (serviços de Internet e comunicações digitais), através das
linhas de distribuição da corrente eléctrica, vimos assistindo agora à
criação de serviços que usam a mesma tecnologia PLC (BPL), que estão a
provocar interferências radioeléctricas em HF, causando incómodos que tornam
impossível em alguns casos, a utilização do espectro radioeléctrico desde os
2MHz aos 30MHZ, grosso modo, por utilizadores devidamente autorizados e com
direito a protecção Radioeléctrica.

Podem contactar o GT-CEM, e solicitar um conselho ou ajuda:

www.rep.pt
ou
http://www.rep.pt/rep-cem/

Existem também Associações a colaborarem com este grupo de trabalho.

Os melhores73,s

JAP
CT2HIV