ARLA/CLUSTER: Receptor de FM (BC) com valvulas - CT2JUT -

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 23 de Maio de 2009 - 23:06:48 WEST

Colega MiguelBenvindo à confraria do ferro de soldar. Narealidade os
receptores regenerativos, são bastante sensiveis. A estabilidade e apenas um
problema mecanico e da qualidade do material a utilizar. Um superheterodino
não é mais nem menos estavel que um regenerativo. Tudo isso depende do
cuidado da montagem. No entanto, um regenerativo, é um oscilador ligado a
uma antena directamente, pelo que basta tocar no fio da antena para variar a
frequencia. Alem disso, um regenerativo ligado a uma antena radia ruido
branco. Por tal, um bom regenerativo, deve ter sempre um préamplificador de
RF, mesmo que seja de pouco ganho. Este andar, isola a carga da antena do
circuito oscilador, e alem de diminiuir bastante a radiação indesejável,
contribui para a estabilidade e sensibilidade. O grande defeito do
regenerativo, quando confrontado com um heterodino, é a selectividade. Na
realidade o regenerativo é pouco selectivo, e com o numero de estações que
actualmente existem em FM, é de um funcionamento deplorável.
Certamente que na net encontra muita coisa sobre isso. Eu se encontrar links
de equipamentos a valvulas mando-lhe. Acho que tenho qualquer coisa guardada
nos favoritos de outro computador, mas não me lembro onde. Toda a forma,
compre a algum colega que ja não queira, um bom Handbook da década de 50/60.
existem handbooks que não sendo dirigidos expecificamente a amadores, são
muito interessantes. Por exemplo o radio handbook. Lá trás muita coisa de
receptores heterodinos a válvulas. Se precisar de válvulas diga alguma
coisa.!

73 de CT4RK