ARLA/CLUSTER: Receptor de FM (BC) com valvulas - CT2JUT -

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Sábado, 23 de Maio de 2009 - 22:29:32 WEST

Boa Noite!

O unico receptor que possuo com valvulas e um Onkyo dos anos 60, que faz Onda Media e Onda Curta desde os 90m ate aos 25m.

Era do meu avo, que avariou em suas maos, mais tarde o meu pai tentou reparar, mas sem sucesso tambem devido a falta de recursos naquela altura.

Depois seguiu-se a minha vez, mas com sucesso. O que e realmente espantoso e a suberba selectividade do receptor, porem a sua sensibilidade nao me impressiona mesmo depois de ter procedido a afinaçao do aparelho. Contudo a antena e apenas um pouco de fio 1,5mm de cobre estendido (que tambem serve para pendurar a roupa lavada na marquise... hehe).

Como o gosto pelos aparelhos a valvulas paira por aqui, e devido a escassez de emissoras em Onda Media (que saudades da RCP nos 1035KHz), procuro construir um receptor de FM.

Tenho lido alguns artigos acerca do assunto, mas geralmente o que encontro mais sao receptores do tipo super-regenerativo.

Nao tive boa experiencia com eles no passado.

Recordo-me de um receptor que construi que conseguia cobrir uma vasta gama de frequencias (50-150 MHz). A sua sensibilidade era excelente, e tinha uma grande vantagem, pois funciona bem quer com modulaçao de amplitude e em frequencia. Recordo-me de escutar bastante bem a faixa de aviaçao com apenas 20cm de fio de cobre a servir de antena.

O grande ponto negativo, mais uma vez segundo a minha experiencia apenas, era a estabilidade de frequencia.

Mesmo com blindagem e outras "macacadas" que lembrei-me na altura, nao me satisfez.

Resumindo... Um receptor do tipo super-heterodino seria a minha primeira opçao, mas com um compromisso na simplicidade do circuito tambem!

Bom fim de semana e bons contactos!

Miguel - CT2JUT