Re: ARLA/CLUSTER: Resultados de um Inquérito: 82% acredita no fim do radioamadorismo a médio prazo.

Gomes ct1hix sapo.pt
Sábado, 23 de Maio de 2009 - 22:48:57 WEST


Boas
Da forma como o colega Mourato aborda os assuntos técnicos, não resta mais nada a dizer eh eh
Os assuntos técnicos tem interesse, eu lei-os com atenção, para os discutir  teria de haver mais modéstia na forma como são apresentados e discutidos. 
Já li centenas artigos sobre técnica, russos, norte americanos japoneses, sei lá de onde, é espectacular ver como a maior parte desses rádios amadores trabalham os assuntos, conseguindo transmitir conhecimentos. 
Afinal ser radioamador também não é ensinar quem quer aprender?


73 Gomes CT1HIX
  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Mourato 
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
  Sent: Saturday, May 23, 2009 10:06 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Resultados de um Inquérito: 82% acredita no fim do radioamadorismo a médio prazo.


  caro colega Antonio José (creio ser este o seu QRA)


  Não se preocupe com a falta de amadores a discutir a operação em HF. Muito menos operadores de CW, depois do "linchamento" publico que o CW quase foi submetido aqui!! Assim mesmo ainda se fala de alguma coisa, apesar de na maioria das vezes, não se aproveitar quase nada, porque acaba tudo em discusões vazias de conteúdo à volta das classes de operador, do CW etc!!!. Muito mais grave do que isso é a falta de discussão técnica, que é tão ou mais importante do que fazer concursos e DX etc. Claro que cada um têm por direito absoluto fazer uso da vertente que mais lhe interessa, mas nem é isso que está em causa. Os bons operadores de DX, de expedições, não se devem limitar a trocar pontos por dolares, ou a pagar fortunas para operar um estação pseudoamadora construida de propósito para alugar amadores durante os concursos, por  uma choruda quantia, como já vi anunciado na nett!
  http://ultradx.com/DXInfo/DXRentals/tabid/312/agentType/ViewType/PropertyTypeID/1/Default.aspx
  Esta é uma entre as 2671 estações conhecidas como sendo especificas para concursos.


  Um operador de contest, deve ser um amador conhecedor do equipamento que usa, de alguma teoria sobre antenas, e principalmente conhecimentos com algum peso, em teoria de propagação. Quem é que na realidade satisfaz estes pontos???
  A ver pelos comentarios que surgiram dos posts que tenho colocado aqui sobre propagação, ..Apenas  um unico operador de DX e contest  me pediu dois links para observar a propagação. Foi o CT1BOH. De resto...Népias. Claro que eu falei quase em exclusividade sobre NVIS, mas isso não queria dizer que a discussão não se alargasse.
  Repare quantas pessoas comentaram o assunto!!!. Apenas o CT1FFU, acrescentou alguma coisa à matéria. depois em seguida, falei de um oscilador OCXO!!!..A ínica pessoa que comentou foi de novo o Matias CT1FFU!!!..( um OCXO deve ser alguma coisa de outro mundo) E ainda o colega se queixa que não encontra operadores para DX???...Então o colega  sabe o que custa ter de se levantar às 5 da manhã, para fazer DX, tambem sabe o que custa isso para fazer 200km , e ir a uma serra reparar um repetidor, antes de ir para o batente às 16:00, e depois ouvir comentários de operadores que nada fazem, e que sentados no conforto do seu sofá, a operar um "ranhoso" de um portátil, a 50 ou 60km do repetidor, dizem que o repetidor está uma trampa e que nunca mais ninguem repara aquilo como deve ser!!! apesar de muitas vezes os problemas até serem alheios ao repetidor. Levantar às 5:00 para fazer DX, ainda é capaz de surgir alguem, (principalmente se for para levantar umas taças) agora para ir trabalhar no anonimato," tá quieta ó mula!!" Por isso não estranhe colega!!!...Nós os portugueses sempre fomos especialistas em individualismo!
  Trabalho em equipe, infelizmente não faz parte do dicionário da maioria.


  73 de CT4RK




  2009/5/23 CT1GFK Toze <ct1gfk  gmail.com>

    Boas,

    Penso que o problema não será a falta deestações.
    Se fizermos uma análise, mesmo que superficial ao último CQWW SSB, verificamos que houve uma série de estações multi operador em Portugal. Penso mesmo que nunca terá havido tantas.
    A distribuição geográfica também foi mais ou menos dispersa, logo em qualquer zona do pais houve estação a operar.
    A nossa, CT7A (que pode ser vista a repostagem da TVI no youtube  http://www.youtube.com/watch?v=hpJsbITwwKE ) para se arranjar um team mesmo pequenino foi um problema. E continuará a ser.... isto em SSB, pois em CW nem se fala.
    O problema está no interesse e no "dar-se ao trabalho" de se fazer o que quer que seja.
    Reparo que cada assunto metido á discução neste cluster que diga respeito a "fazer contactos em HF" ninguém liga nenhuma.
    A prova disso foi o tema levantado pelo GZB sobre os diplomas. Eu respondi e ninguém mais se deu ao trabalho, ou seja, assunto sem interesse.
    Amanhá vou com mais 3 colegas para o ilhote do PEGO ( http://algarvedx.com ) activar aquilo. vamos ver quantos CT's vamos trabalhar. Vamos ver quantos utilizadores desta lista vamos trabalhar. Atrevo-me a responder: CT's,  pouquissimos e utilizadores da lista, nenhum!
    De todas as actividades que temos feito em 2009, todas elas com mais de 1000 contactos, os CT's resumen-se a 4  ou 5, CT1CQK, CT1EEC e poucos mais.

    Concluo: Não é por falta de actividades, nem de informação. O pessoal não está para se levantar da cama ás 9horas da manha para fazer um contacto, como eu me vou levantar amanhã ás 04:30, para estar a navegar para a ilha ás 5:30, com um único objectivo. Fazer rádio... SIM FAZER RADIO!!!

    73's
    CT1GFK, Toze


    2009/5/23 Joel Lobão <joel.lobao  gmail.com>

      Ola colega José Proença,

      Eu falo pela realidade que conheço. Aqui no Porto posso-lhe dizer que não há nenhuma. E não conheço nenhuma que esteja por exemplo preparada para concursos tal como existe em muitos países, mesmo em países mais pobres que o nosso.

      Eu não sou sócio de nenhuma associação por isso não vou de certeza às assembleias gerais.

      Mas é engraçado ver que nas Associações há muitos corta fitas. Eu além de não ser sócio de nenhuma associação já participei em mais actividades de uma associação que a maior parte dos sócios e mesmo dos corpos directivos. Realmente são sempre os mesmos a trabalhar, e normalmente são uma minoria em relação ao número de sócios.

      Quantas associações fazem cursos de preparação para o exame de rádioamador? E depois do exame, quantas ajudam o radioamador na montagem da sua própria estação? 

      E fico por aqui porque este assunto já foi mais que debatido. Só espero que com esta alteração de legislação as associações sejam mais activas na formação dos futuros rádioamadores. 

      73 de CT1HXB - Joel Lobão


      2009/5/23 José Luís Proença (CT1GZB) <ct1gzb  netcabo.pt>

        Caro colega Joel Lobão, discordo consigo quando diz que:

        "Uma coisa que acho que faz falta em Portugal são club stations. Muitos jovens não têm a hipotese de montar uma estação em casa, e se pudessem operar na estação da associação local ia atraí-los muito mais"

        E se lhe disser que os "clubs stations" existem mas que estão às moscas?

        E se lhe disser que as Associações sobrevivem com a carolice dos "sempre os mesmos"?

        Bem sei que é assunto requentado mas é só para os colegas se lembrarem disso quando fala das Associações.

        Olhe, dou-lhe um bom exemplo. As Assembleias Gerais das Associações, quantos lá aparecem? 

        "Sempre os mesmos."

        Desculpem lá mas... é só o meu ponto de vista.

        73 de José Luís - CT1GZB
        ARVM # 53
        REP # 1418
          ----- Original Message ----- 
          From: Joel Lobão 
          To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
          Sent: Saturday, May 23, 2009 11:11 AM
          Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Resultados de um Inquérito: 82% acredita no fim do radioamadorismo a médio prazo.


          Só acho que 2 anos à escuta é demasiado castrador. 6 meses, a meu ver, chegavam.

          Eu fiz exame numa altura de mudança de legislação e tive 6 meses à espera que chegasse o indicativo e já estava a desesperar... Imagino estar 2 anos sem poder emitir. 

          . Além de que seriam acompanhados e ensinados por rádioamadores mais experientes. De que vale tantas associações se a maior parte nem sequer têm estação e própria? Muitas vezes nem sede própria... Por isso é que não sou sócio de nenhuma associação cá no Porto. Vou participando em algumas actividades com um grupo de colegas e amigos que se reune às sextas feiras de forma informal e lá se vão fazendo umas coisas. 

          73 de CT1HXB - Joel Lobão 



        _______________________________________________
        CLUSTER mailing list
        CLUSTER  radio-amador.net
        http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




      _______________________________________________
      CLUSTER mailing list
      CLUSTER  radio-amador.net
      http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster






    -- 
    Antonio Guerreiro
    http://ct1gfk.algarvedx.com

    DPRN Award Manager http://algarvedx.com/dprn

    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster





  -- 
  Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

  Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente
  ----------------------------------------------------------- 





------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  CLUSTER mailing list
  CLUSTER  radio-amador.net
  http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


-- 
Estou utilizando a versão gratuita de SPAMfighter para usuários privados.
Foi removido 164 emails de spam até hoje.
Os usuários pagantes não têm esta mensagem nos seus emails.
 Adquira SPAMfighter grátis aqui: http://www.spamfighter.com/lpt
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090523/85b97db8/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER