ARLA/CLUSTER: Baliza de 23cm

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sábado, 23 de Maio de 2009 - 12:12:44 WEST


Assim está bem, estou curioso para ver e ouvir !Pela descrição, deve garantir estabilidade suficiente.Já agora, podia dizer-me como vai fazer o Keying?Na passada semana estive em CT3 a montar os beacons de VHF.Tive dificuldade em manipular o Emissor de 2m pois era uma radio FM antigo com oscilador a cristalcortado para a frequência fundamental de saída: 144.480.mas não tinha agilidade para o CW  tudo-nada, um circuito de comutação a relés muito preguiçoso.A solução foi passar para FSK, fiz um pequeno circuito com um díodo varicap a " atazanar" o cristal.Assim fazia Morse por desvio de 100hz , mas muito eficiente.Fiquei tão surpreendido com o resultado que de agora em diante todos os beacons que fizer vão emitir assim.Tem melhor estabilidade de frequência, limpeza de sinal e sem splatter.Com prejuízo de mais aquecimento para o PA, que exige mais dissipação, e para os ouvidos menos experimentadosficarem por vezes perdidos a ouvir morse "negativo". o "positivo" está 100hz ou lado   he he.
73's  Matias

Date: Sat, 23 May 2009 11:58:16 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Baliza de 23cm
From: radiofarol  gmail.com
To: Cluster  radio-amador.net

Esqueci de dizer, que na construção deste OCXO, utilizei componentes normais. Nada de SMDs, ou componentes especiais. Leva como elementos activos um transistor BFY90 a oscilar, e um FET MPF102 como separador.  O unico cuidado deve ser a escolha dos condensadores, que no meu caso escolhi mica prateada. O termostáto electronico é feito na base de um "ranhoso" uA741, tendo apenas o pormenor de ter 4 resistencias que têm que ser todas rigorosamente com o mesmo valor.

73 de CT4RK


2009/5/23 Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>

Caros colegasJá se encontra em fase de teste o oscilador de alta estabilidade que irá equipar a futura baliza da ARLA em 1296.825MHzComo se trata de uma frequencia muito elevada, as necessidades de estabilidade são tambem muito maiores. Como a saída do  oscilador vai ser multiplicada 108 vezes, uma variação de 1 Hz, daria uma variação de 108 Hz na saida do BEACON. Uns escassos 10Hz, que é normalissimo mesmo num oscilador a cristal como é o caso, daria 1080 Hz de diferença em 23cm. Como tal, tive necessidade de construir um oscilador de alta estabilidade de modo a que a variação a longo termo, e com uma variação de temperatura entre 10 e 40º não ultrapasse os 0,5 Hz. Tive que recorrer a uma construção cuidadosa, robusta, completamente blindada inclusive de correntes de ar, e com todo o circuito incluido numa estufa de precisão. 

Na fase de testes em que se encontra, e em ambiente com ar condicionado a 22º, com a estufa controlada para uma temperatura de 40,2º (+ - 0,2º), com a frequencia medida com referencia em 10MHz de GPS ou com um  oscilador de referencia de RUBIDIUM, (padrão atómico) a frequência têm variado para mais e para menos, 0,1 Hz por hora. Falta-me fazer os testes com variação de temperatura ambiente, para poder aferir da estabilidade do dito cujo e começar a montar a "ronca". Convem ter em conta que cada teste leva cerca de 8H00 a aferir a estabilidade.

Posteriormente, depois de aferido o circuito, publicarei talvez na QSP um artigo sobre este oscilador, para que quem quiser fazer uma baliza, o possa utilizar.
73 de CT4RK


-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente


----------------------------------------------------------- 





_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente

----------------------------------------------------------- 




_________________________________________________________________
Emoticons e Winks super diferentes para o Messenger. Baixe agora, é grátis!
http://specials.br.msn.com/ilovemessenger/pacotes.aspx
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090523/80de9dfa/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER