ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Maio de 2009 - 00:23:54 WEST

Ora muito boas noites carissimos amigos
Por acaso a MUF, (mãxima frequencia utilizavel) é praticamente 3 vezes a
foF2, e hoje chegou perto dos 40MHz.
A FOT frequencia optima de trabalho é cerca de 10% abaixo da frequencia
critica, para uma dada frequencia.. Por exemplo se a frequencia critica
estiver em 10MHz, para uma dada distancia FOT será cerca de 9MHz para a
mesma distancia.
No entanto, eu estou a falar de distancias entre os 0 e os 300KM mais ou
menos. Ou seja; a celebre NVIS, ou as comunicações com angulos de incidencia
vertical, entre os 90 e os 70º. ..A propagação por salto, que se dá em
angulos inferiores aos 70º, não estou a fazer qualquer observação, e os
dados que apresento, vem por acréscimo apenas. As minhas observações,
baseiam-se principalmente na ionosonda de Arenosillo, e por comparação a de
Tarragona. Como tenho observado, existe muita vez, uma grande diferença
entre Tarragona e Arenosillo,  tando a NVIS a por exemplo 7,5MHz em Huelva
(Arenosillo), e em Tarragona a 6MHz.
Como tal, fui ver aos mapas e verifiquei que a propagação NVIS se tem dado
principalmente na zona mediterrànea, sendo que a norte da peninsula, não tem
acontecido nada de especial. Colocando em prática as observações efectuadas
através de Arenosillo, tenho constatado, que são observações válidas para a
minha latitude, sem que isto queira dizer que o mesmo se passe em latitudes
mais elevadas.
Na leitura das sondas, podemos ver distintamente, as frequencias maximas
utilizaveis, para determinadas distancias. Reparem que as distancias começam
em NVIS em 100km e depois terminam em um salto com 3000km, que é
praticamente o salto mais longo que se obtem, com um angulo de radiação
quase a zero graus. Normalmente a F2 tem andado entre os 250km e os 300km.

73 de CT4RK