ARLA/CLUSTER: Packet-radio VHF/UHF

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt

Exacto, o Baycom era, o que se chamava de "Poor Mans Packet".
Normalmente era auto-construído (havia quem o comprasse), o que dava
sempre algum prazer.

O Baycom era apenas um modem, ou seja um MO/DEM (Modulator/Demodulator)
baseado no famoso TCM3105, que com alguma electrónica adicional,
juntamente com um PC e software específico era o suficiente para se
"brincar" com o AX25 (Amateur X.25).

De facto tem tudo a ver com a evolução das telecomunicações e
informática. A existência dos TNCs (Terminal Node Controller) serviam
para tornar os MODEMs autonomos e tirar carga dos, já por si lentos,
PCs.

A verdade é que, com o tempo, cada vez mais os TNC's eram colocados
quase sempre em modo KISS (Keep It Simple Stupid) que basicamente
desligava o TNC e passava a informação em modo "bruto" para o PC e este
lidava com a informação à sua maneira. Isto permitia coisas giras e uma
delas, que, na altura, nos chamou mais a atenção, foi o encapsulamento
de tramas TCP/IP sobre AX25. Assim o nosso AX25 servia de Data Link
Layer para TCIP/IP.

De que adiantava ter um TNC Multimodo todo xpto se apenas queriamos o
modem. Não é bem assim como é óbvio, os TNC implementavam já o HDLC
(High-Level Data Link Control) que permitia passar toda a trama já
descodificada enquanto o Baycom não, ficando o PC a fazer a
descodificação, ou seja, numa aproximação ao Modelo OSI, o layer 2 era
implementado no PC enquanto que com um "TNC" era mais fácil uma vez que
este fazia isso.

Saudosos e controversos os tempos das BBS, Cluster, etc. Mas mais uma
vez, o ego de muitos, a teimosia de outros assinaram a certidão de óbito
deste modo (em Portugal).

Já, na altura, perdi muito tempo em volta das questões do Packet,
certamente não vou perder mais...

Concluíndo, o Baycom, permitiu que muitos, como eu, com baixos recursos
económicos, pudessem utilizar este modo. Como tal, a sua utilização,
massificou-se.

73 de ct1enq