  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Thursday, May 14, 2009 12:47 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Packet-radio VHF/UHF

  Paulo
  Em principio funciona. Eu não sei qual a largura de banda necessária para transmitir por exemplo a 1 Mbps em QAM, mas creio que não deve ser mais do que 250 KHz, porque podemos transmitir em QAM mas 8 ou 16, no máximo QAM32, por causa da robustês .  Não precisamos de QAM 64 e muito menos tipo 256 que já dá para transmitir HIFI. Mas repare por exemplo nos modems da cabovisão. Eu tenho uns 2 ou 3, que vão saindo de funcionamento ao passo que aumentam a velocidade. Todos eles funcionam em QAM, e o canal TX se não me engano é em VHF banda I, por volta dos 60MHz, e como tal não devem usar uma banda muito larga, principalmente os mais antigos que só davam até 8 Mbps. Não seria dificil colocar aquilo em 23cm por exemplo.!...Bastaria um transverter linear. Haja que seja entendedor de "protocolos", de AX25, de firmewares etc, que eu sou da parte de RF! eheheheh!...Alô CT1EMY isto é contigo!!!

  73 de CT4RK

  Aqui está mais um bom ponto de partida para discutir ideias!!!