Re: ARLA/CLUSTER: Mostra-me como vives o Radioamadorismo... que eu dir-te-ei quem és.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 13 de Maio de 2009 - 15:39:56 WEST

Talvez ainda o CW com um belissimo operador funcione.  O sistemas digitais
tipoJT ou QRSS, podem comunicar, mas esses não são considerados sistemas
simples e eficazes. devido à sua complexidade técnica, principalmente o JT.
Toda a forma, o grande problema das comunicações por banda ultra estreita é
a estabilidade dos osciladores e a figura de ruido de fase. Um sistema capaz
de detectar sinais a -20dB, é demasiado lento para certas aplicações,
(muitissimo mais lento do que o CW em relação à banda ocupada), e requer
osciladores com estabilidade fora do normal. Normalmente os osciladores são
travados em fase por GPS ou por um padrão atómico, com os osciladores de
referência a rubidium. Só assim se consegue um funcionamento mais ou menos
estável. O problema desses sistemas, é que necessitam de muito tempo, para
totalizar informação, e se não são de altissima estabilidade, nunca mais
recebem informação alguma. Como tal , não são sistemas práticos e com
flexibilidade para serem colocados em funcionamento rapidamente e com
eficácia. repare bem na quantidade de informação que um bom telegrafista
envia, mesmo com sinais a zero dBs, em CW!...Um colega nosso, muito pratico
no CW, por profissão, disse-me que transmitia o serviço em CW, porque era
mais rápido do que pelo telefone.! Repare que um sinal muito baixo de CW
ocupa uma banda muito estreita, e é capaz de transmitir grandes quantidades
de trafego, se for operado por um telegrafista treinado. Qual é o sistema
que envia a mesma quantidade de informação, numa banda tão estreita e em
condições adversas?...Os estudiosos das comunicações espaciais, nomeadamente
do âmbito interplanetário, estão a encarar o CW como a unica forma rápida,
simples e eficaz de estabelecer essas comunicações.
Quero chamar a atenção que não estou a defender os que gostam de CW e os que
o detestam. Cada um é livre de pensar o que achar por bem. Falo do CW. como
um modo simples e eficaz, muito rápido de implementar, e que permite grande
trafego mesmo em condições adversas. Esse é o meu ponto de vista do CW, e
não estou voltado para discussões que pretendam colocar o CW no céu ou no
inferno. Para mim é simples. Quem gosta come!!!!...Quem não gosta, põe de
lado...Eu tambem não gosto de modos digitais, apesar de ter quase todos, e
como tal não uso. No entanto não venho para aqui dizer mal de tudo ´que usa
ondas quadradas.

73 de CT4RK