ARLA/CLUSTER: NVIS

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 13 de Maio de 2009 - 14:05:05 WEST

Colega Gomes. Exactamente isso. Lembro-me de QSOs que fazia com um colega De
Castelo Branco, já alguns anos, pois ele deixou de operar, que é o CT1DHR, e
que tinha uma antena dipolo encurtada para 40m, a 3 metros do chão, com 2
paus de 1 m a sair dum muro de pedra, e que teoricamente devia ser uma
antena para comunicar com lado algum, pois ele montou a antena basicamente
para escutar. No entanto, chegava sempre fortissimo a todo o lado dentro de
 Portugal, Lembro-me de o escutar aqui em Sines com 9+30, quando as outras
estações chegavam a menos de 9+20.  No entanto, para distancias acima de
300/400/km, chegava fraco.Uma excelente antena para NVIS é um quadro deitado
e a uns 4 ou 5 metros do solo. (o ideal é 1/8 de onda). O CT1EXR, de
Bensafrim, tem um quadrado deitado, para os 80m, a uns 4 metros do chão e
aquilo chega aqui sempre com sinais uns 10dBs acima do "average" .

73 de CT4RK