ARLA/CLUSTER: Propagação NVIS.
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 18:22:39 WEST
Até que enfim que se começa a discutir um tema interessante e que sempre acompanhei, pois com as minhas miseráveis condições para emissão e recepção no apartamento, tinha mais era que acompanhar.
Inclusive, fiz diversas experiências de campo desde a Beira Serra e da Arrábida com diversos colegas, com resultados excelentes.
Dai que concluímos facilmente, que nas actuais condições de propagação, era urgente disponibilizar e especialmente durante o período diurno e para os Exercícios de Protecção Civil, um ou vários canais em +- 5 MHz, alias, como existe por essa Europa fora.
A ANACOM está bastante receptiva, no entanto, é algo que exigem previamente que as Associações de Radioamadores terão de discutir com a ANPC e apresentar à administração um projecto conjuntamente. Obviamente, que nunca será a abertura indiscriminada mesmo com estatuto secundário (neste caso, nem com estatuto terciário), da banda dos 60m para os radioamadores em Portugal, mas sim para ser utilizada com regras muito restritas e pontualmente.
Deixo aqui um sitio na Internet, em português do Brasil, a explorar para quem se interessar pelo tema, fundamental para quem quer saber algo mais para implementar nas comunicações de emergência em Portugal.
Fundamentos da Propagação das Ondas de Rádio por Ângelo António Leithold,PY5AAL
Disponível em: http://www.angeloleithold.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/6/index_pri_1.html
Não deixem de consultar no canto superior esquerdo:
- Reflexão Ionosférica
- Frequências críticas
- Ionogramas
João Costa, CT1FBF
Mais informações acerca da lista CLUSTER