ARLA/CLUSTER: NVIS

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 16:45:59 WEST

Nem me lembrei dessa, de facto os camaradas (sem K) precisam de comunicações tacticas em NVIS.

Eu tenho uma base de antena da RACAL que tem uma malha de sintonia dos 1 a 10 MHz. Nunca a usei como muita da sucata que tenho comprado...

E o field day nacional? Pronto chamem-me teimoso mas era uma coisa que daria brado.

Paulo Calvo

CT1IDW
  ----- Original Message -----
  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Tuesday, May 12, 2009 4:38 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: NVIS

  Existe um exemplo concreto de antenas de NVIS, que poucas pessoas notam, mas está à vista de todos. e que nos entra pelos olhos dentro infelizmente quase todos os dias. São as antenas dos tanque de guerra
  Já repararam nas varas de HF dos tanques de guerra, que está quase sempre puxada para a horizontal por um fio, e proxima da estrutura metálica dos veiculos? não é por causa da altura...É para facilitar a radiação na vertical. Quando da minha vida militar, nessa mesma arma de transmissões, montei muitas antenas de HF e tambem davam melhores resultados quando as dobrava-mos para trás. Por alguma razão, as forças armadas usam maioritariamente as frequencias entre os 2 e os 10 MHz.

  73 de CT4RK