ARLA/CLUSTER: NVIS

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 16:33:50 WEST

Colega IDW. Uma yagi deve ser uma das piores antenas para NVIS. A não ser
que seja apontada na vertical, não produz qualquer resultado em NVIS. A
ideia da NIVIS é a radiação na vertical, e a yagi tem uma radiação no
horizonte. Assim, as comunicações NVIS, são exactamente o contrario das
comunicações DX. Em DX, precisamos de um muito baixo anglo de fogo, de modo
a que a reflexão aconteça no horizonte afastado. Na NVIS precisamos de um
ângulo de fogo praticamente na vertical, e é aí que devemos concentrar a
energia de RF, desprezando as comunicações a mais de cerca de 350 KM.
Um fio no chão tambem não deve ser a solução, porque as perdas seriam
demasiado elevadas e devido à proximidade do fio com a terra (neste caso
praticamente colado) a antena teria uma impedância tão baixa, que se
portaria como uma simples linha de transmissão e como tal devido à
circulação de correntes com fases opostas na mesma direcção, cancelaria por
completo a radiação (se fosse um quadrado, e devido à mudança de direcção da
corrente de RF no quadrado em relação à terra, ja haveria alguma radiação,
devido a que dois dos lados seriam perpendiculares ao sentido da corrente de
RF na terra).
Toda a forma, a altura máxima de uma antena em relação ao solo, para NVIS,
não deve ser superior a 1/8 de onda.

73 de CT4RK