Re: ARLA/CLUSTER: Faróis, Parques Naturais, Ilhas, Monumentos, Castelos etc

CT1GFK Toze ct1gfk gmail.com
Domingo, 10 de Maio de 2009 - 22:21:23 WEST

Concordo com o Proença, mas...

Como "manager" de um desses diplomas, sinto que tenho uma palavra a dizer...

Como todos sabem, dentro de um Parque Natural existem imensas outras
referências para diplomas. Passo a explicar:
No Parque Natural da Ria formosa existem cerca de 20 ilhas, mais 7 ou 8
castelos, fortes, fortalezas, mais faróis, mais ... uma data de coisas.
Logo, vejo-me impossibilitado de listar todas as referências dos diversos
diplomas nas listagens dos Parques Naturais que pode ser consultada aqui
http://dprn.algarvedx.com

No entanto, o contrário parece-me bastante fácil de conseguir, pois um
castelo, ou uma ilha, ou um farol estará no máximo dentro de um e apenas um
Parque Natural (se estiver).

Contudo, penso que não é por aqui que se ocuparão os frequencias com
estações portuguesas.
O DPRN - Diploma dos Parques e Reservas Naturais e das Paisagens Protegidas
está bastante bem referênciado a nível internacional. São imensas as
estações estrageiras que se interessam pelo diploma.
Qualquer amador que se interese minimamente, tem toda a informação
necessária (e mais alguma) no site do diploma, seja ele as regras, as
actividades já realizadas, as actividades validadas, os log de quase todas
as actividades válidas, etc. Digo quase todas, porque até aqui se vê a
cooperação dos amadores portugueses. O envio lo log custa tão só enviar um
email com um anexo ADIF. E tantos email que se enviam se assunto nenhum,
logo este seria só mais um.
Resumindo, o DPRN está acompanhado de um site internet que tem toda a
informação actualizada (pelo menos tento) e só não o trabalha quem não quer.

Aproveito e deixo aqui um "convite".
E que tal se cada uma das associações cumprisse mais um ponto dos seus
regulamentos internos? Como o de dar a conhecer o hobby, o fomentar a
ocupação de frequencias, etc etc etc... e promovesse uma actividadezinha num
parque da sua zona, como já fez a Associação dos radioamadores de Coimbra,
ou como vai fazer o Nucleo de Radioamadores da Armanda?
Deixo no ar também para a ARLA, que na sua área de "jurisdição" tem logo 4
parques (SW alentejano, Lagoa de Sto Andre e Sancha, Estuario do Sado e
Arrabida). Onde andam as jornadas técnicas? Como aquela que tive o prazer de
participar na Ilha de Tavira já lá irão 9 ou 10 anos, onde por muita
suspresa minha encontrei no site da ARLA uma fotografia minha a operar CW
nessa actividade, nos meus inicios do CW.

Enfim ,as condições estão criadas... haja vontade!

Para terminar, apnas acrescento que já pensei seriamente em deixar de
actualizar a versão portuguesa do site do DPRN, dada a tão fraca
participação de estações nacionais. Só não o fiz já por "amor á pátria"!!

73's a todos
CT1GFK, Toze

--
Antonio Guerreiro