ARLA/CLUSTER: Zeca, tu passa-me no CW senão não és Homem.

Prezados colegas,

Nos meus quase 50 anos de existência, já tive o prazer e a tristeza de assistir a algumas histórias que para mim, eram e são, um misto de patéticas quanto de ridículas.

Nesta questão do CW, que tantos e-mails gerou neste fórum, fez-me recordar a história do meu colega de tropa Zeca Dinis.

O Zeca Dinis era um franzino transmontano oriundo de uma das mais recondidas aldeias do interior dessa região. Ao contrario de todos nós, que naquela altura consideravam que o serviço militar era dispensável e portanto estávamos lá quase "forçados", o Zeca tinha-se oferecido como voluntário.

Para nós, particularmente os vindos do Litoral, isto era algo que nunca poderíamos imaginar...então o Zeca tinha ficado livre, e agora estava agora ali como voluntário...?

Pois bem, o que para nós seus colegas, teria sido um acontecimento para ser festejado, para o Zeca e particularmente para a sua família e comunidade de onde era oriundo, isto encarado como se a ele lhe tivessem diagnosticado uma doença muito má.

Na terra do Zeca; "Quem não fosse à tropa não era Homem" e não existia memória, que algum que por qualquer razão a não tivesse feito, alguma vez se tenha casado.

Portanto, para o Zeca, aquela noticia de ter ficado livre, era dramática e pior ainda, como poderia provar lá na aldeia que afinal era Homem e que assim até se podia casar se não fosse à tropa...!? Só lhe restava, na sua mentalidade, uma opção, tinha que se oferecer como voluntário e fazer todos os possíveis e impossíveis para ser aceite nas fileiras.

A mim, parece-me que neste fórum existem ainda muitos habitantes e familiares da aldeia do meu colega Zeca Dinis, quando se trata de realizar e ficar aprovado no exame do código morse.

Muito sinceramente, não sei como será para os futuros radioamadores, pois vão ter um problema muito grave para resolver, como puderam provar a partir de 1 de Junho de 2009, a si e aos outros, que são verdadeiramente Radioamadores..!? Será que uns e outros ainda não se aperceberam do ridículo que são algumas das suas empolgadas e patéticas afirmações...? Ou ainda acreditam que quem não vai à tropa não è Homem.

Se algo fosse necessário nessa matéria, nestes últimos dias tive aqui a prova que sempre tive certo na minha analise, o exame de aptidão para o código morse serviu em Portugal para tudo, menos para habilitar alguém, para a pratica desse modo.

João Costa, CT1FBF