Re: ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD:À terceira é de Vez, será mesmo assim, questionamos?

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Terça-Feira, 5 de Maio de 2009 - 10:17:51 WEST

Bom dia

A questão do bureau foi falada nas intervenções, não sei por quem pois não
fixei o nome nem o indicativo.
Mas foi um assunto referido e é incontornável.

Aliás a ideia de um dos participantes era avançar com a federação, falar com
a IARU e mudar o bureau para a federação...

Não vale a pena tapar o sol com a peneira, a questão do bureau está sempre
presente nestes encontros, seja no debate seja em conversas de bastidores.

No meu entender o movimento associativo só pode ter expressão se houver
diálogo entre as associações e houver mecanismos que permitam chegar a
consensos. De outra foma continuaremos a dispersar energia em vez de a
concentrar naquilo que interessa. Isto não quer dizer que se volte ao
passado, à associação única.

O que eu defendo é que a partir das estruturas existentes e que funcionam,
se crie um organismo que reuna delegados das associações e que debata os
assuntos relevantes e chegue a posições consensuais.
A partir desta estrutura podemos evoluir para outras estruturas mais
complexas. Mas sempre trabalhando com boa vontade, nunca atacando outras
associações nem servindo de instrumento para vinganças pessoais...

Da forma como estamos organizados (estamos organizados?) não temos força
politica, não temos credibilidade nem teremos forma de ser uteis ao país. É
urgente resolver esta questão e pode ser resolvida se nós quisermos. Acho é
que ainda não temos maturidade para percebermos que não podemos desistir à
primeira dificuldade nem demitirmos-nos sempre que a nossa vontade seja
contrariada.

Durante a minha participação como dirigente associativo, quase todas as
associações com as quais falei queriam usufruir do bureau em condições
inaceitáveis para a actual detentora do mesmo. Eu sou da opinião que o
bureau é para quem é socio da associação que o detem.
É como se um sócio da Associação de Automobilistas de Vale Flôr quisesse ter
direito a usufruir dos serviços do ACP sem ser sócio! Não pode ser...

Termino dizendo que não há espaço para federações, ou uniões ou o que lhe
quiserem chamar, enquanto não se conseguir fazer um Field Day nacional com
pelo menos 15 associações a participar. Se nem nisto nos entedemos quanto
mais em questões de dinheiro, poder e protagonismo.

73 de CT1IDW