ARLA/CLUSTER: Re: Canas de Pesca

CT1FOQ - Rodrigo Nunes ct1foq gmail.com
Terça-Feira, 31 de Março de 2009 - 19:24:16 WEST

Caros colegas:

Eu como futuro "irmão" da irmandade das canas de pesca dadas as contingências de morar num condomínio apesar de ser um 10º andar (último) aconselho a ponderar, apesar de mais dispendioso (mas ganhando-se em qualidade e em tamanho) os mastros telescópicos de 12 metros em fibra de vidro da SpiderBeam que o nosso amigo espanhol Rodrigo tem à venda (também vende canas de 10 metros)
Daí que estou na dúvida em montar uma cana de pesca de 7 metros (bem mais barata) e "enrolar" fio por aí acima ou então montar um mastro de 12 metros e aproveitar o máximo de comprimento para trabalhar os 40 e 80 metros.
Ao contrário do CT1FBF, para quem mora num 10º andar está fora de questão o lançamento de "pseudo" longwires às árvores (em Portugal não há árvores tão altas em zonas urbanas).
Para plano de terra, e no caso dos colegas que moram em apartamentos (como eu) e estão a pensar montar uma cana de pesca na varanda, penso que a melhor solução é mesmo a descrita pelo João Costa, o cabo UTP (utilizado nas redes informáticas) ou o cabo utilizado nas ligações dos vídeoporteiros (cada condutor cortado a 1/4 de onda por banda) ligado a um transformador de impedâncias.
Claro que os resultados em DX nunca poderão ser nem pouco mais ou menos parecidos com os conseguidos nas condições em que opera o meu grande amigo Sousa Santos (CT1DVV) e o seu filho Rui Santos (CT1ESV).
Daí que os desafios são muito maiores a fazer entidades DXCC, prefixos, WAZ, etc...

73
Rodrigo Nunes - CT1FOQ
  ----- Original Message -----
  From: ct1faw  sapo.pt
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Tuesday, March 31, 2009 6:41 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Fwd: Canas de Pesca

  Citando ct2jnm  sapo.pt:
  boa tarde caro colega e restantes colegas do cluster, os melhores 73" queria responder ao colega que queria o esquema para as canas de pesca .Quanto as canas telescópicas em qualquer loja de pesca ou de artigos de desporto, como houve 1 colega que já o disse aqui basta perguntar por canas de pesca para rio telescopicas eu já tive com 1 na mão, que tinha 10 mtrs de cumpirmento, e o peso não chegava  1/2 kilo  mas o preço! pois se tratava de 1 cana de grande qualidade. mas existem outras opções com outros comprimetos e outras qualidades. bom caro colega vou-lhe enviar  endereço de 1 stite muito bom no que toca sobre antenas de fabricação caseira quer tizer faça você mesmo ok não sei se já  o viu se não viu veja e consulte em  verticais e depois veja tem por lá alguma maneira de construir  1 antena dessas ok 1 abraço e os melhores 73"

  de ct1faw  f. sousa

   http://www.i1wqrlinkradio.com/

    Caro colega, isso encontra-se em qualquer loja de desporto das grandes superficies ( Decathlon, SportZone) , mas o que eu preciso mesmo é do esquema para fazer tambem uma para mim. Se alguem poder ajudar agradeço.
    Cordiais cumprimentos

    CT2JNM - Nuno Fonseca

    Citando Paulo Santos <ct2ivh  hotmail.com>:

      Bom dia Colegas

      Estando a tentar melhorar as minhas condições de antenas para uma operação do tipo portable, deixo aqui a pergunta no forum:

      Onde é que os colegas conseguem canas de pesca de 7 mts por 20€ ???

      Já vi colegas principalmente da zona Sul comentarem que compraram por esse preço.

      Acho que aqui para o Norte a inflação é galopante ou esteja eu enganado. Agradecia a vossa ajuda.

      73's e bons qso's...

      CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........

      Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

      __._,_.___
      Mensagens neste tópico (1) Responder (através da web) | Adicionar um novo tópico
      Mensagens | Arquivos | Fotos | Links | Banco de dados | Agenda
      Rede dos Emissores Portugueses
      Fundada em 1926
      Membro da IARU desde 1931
      Instituição de Utilidade Pública desde 1980
      Associação Nacional de Radioamadores
      Página na Internet em http://www.rep.pt
      Membro ARISS-Europa
      Membro AMSAT / REP-AMSAT

      Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
      Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional
      Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
      Atividade nos últimos dias
        a..  2Novos usuários
      Visite seu Grupo
      Yahoo! Mail