ARLA/CLUSTER: Antena para 40m e 20m

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 31 de Março de 2009 - 17:36:31 WEST


Caros colegas,

A tudo isto, deixem-se acrescentar algo que considero fundamental e que não me parece aqui referido, a altura das antenas ao solo.  

A altura de um dipolo ao solo influencia tudo aqui anteriormente descrito, e especialmente um dos factor que considero tão importante como tudo o resto, o ângulo de "disparo" da antena. 

As pseudo Longwires (- de 2 ondas completas de comprimento) ou os fios de comprimento " à balda" tem ângulos de disparo no mínimo, direi, complexos e imprevisíveis. Particularmente utilizo uma pseudo longwire de 15m de comprimento mandada " à balda" para cima de umas arvores frente ao meu apartamento com a qual tenho tido alguns resultados interessantes, isto é, dá para desenrascar uns QSO´s nos 40 e 80m e Dx nas outras bandas quando os "afia serrotes" não estão a actuar.

Basicamente:

- Quanto mais próximo estiver do solo o dipolo(entre 1/4 e 1/2 onda), mais á vertical é este ângulo de "disparo" (NVIS de 70 a 90º) e melhor para os QSO`s locais e pior para o Dx. 

- O ideal para DX nos dipolos está a 1/2 onda do solo, o que para 20m é uma brincadeira com 10m, no entanto, para 40m é praticamente incomportável, pois ter um dipolo na horizontal a 20m de altura é uma aventura por vezes arriscada.

As antenas verticais, muito embora apresentem um baixo rendimento pois tem enormes perdas, especialmente as com "Traps", acabam por ter ângulos de "disparo" interessantes para o Dx.

Obviamente que estamos a falar de "desenrasca" porque quem queira fazer Dx a sério e concursos em HF vai para direccionais monobanda  empilhadas na horizontal e Bevereges nos 160m. 

Perguntem ao CT1AOZ o que é que o nosso mutuo amigo Sousa Santos, CT1DVV tem montado na sua "Antena Farme" do  Silveirinho, junto ao IC6, entre o IP3 e a N17 no distrito de Coimbra..!?

João Costa,CT1FBF


________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: segunda-feira, 30 de Março de 2009 13:56
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Antena para 40m e 20m


Colega João Lobão!...Não seria antes ao contrário? ...Um dipolo para 40m (tanto faz ser em V invertido como em V direito ou mesmo esticada que o rendimento é o mesmo...2,15 dBi), E uma vertical para 20m. 
O resto, o AOZ e o HMN já disseram tudo. 
Para começar, uma antena só se pode chamar longwire (fio longo), quando tiver pelo menos 2 ondas na frequencia mais baixa. Ou seja: Uma long wire para 80m tem no minimo 160m de comprimento. Mas deixando de "preciosismos", A melhor solução passa sempre por uma antena sintonizada à frequencia de trabalho. Só assim a resistencia de radiação, que é o que interessa é muito aproximada à impedância da antena. Os fios " à balda" com transformadores de impedâncias ( não sei porquê, mas não gosto do termo balun magnético), dependendo do comprimento, têm uma impedância muito variada, normalmente alta, e só funcionam devido ao factor de divisão do transformador. Vejamos por exemplo alimentar um fio com um transformador de 16:1.  Se a antena variar de impedancia ao longo da banda 320 ohms, na ligação ao rádio apenas varia 20 ohms, o que quer dizer que passará a ter estacionarias mais ou menos de 1,4: 1 , mas o problema é que o fio não radia bem!
A impedância é composta de varios parâmetros. Resistencia de terra, resistencia electrica de bobines, do fio, etc..., resistencia de radiação, entre outros, sendo estes os mais importantes. Numa vertical móvel, a resistencia de radiação, que é a que é importante para o rendimento, pode ser tão baixa como 0,5 ohms, sendo que o ganho duma antena destas é da ordem dos -20dBs (20 dBs negativos).
Neste caso da vertical móvel, se no ponto de alimentação estiver uma impedância de 50 ohms, 49,5 ohms são distribuidos pela resistencia de perda (somatório das resistencias diversas do circuito)
Por isso ainda está para nascer, quem inventará uma antena mais eficaz do que aquela cuja impedância é praticamente igual à resistencia de radiação, como é o caso do dipolo de meia onda.

73 de CT4RK


2009/3/30 Joel Lobão <joel.lobao  gmail.com>


	Eu aconselharia uma vertical 1/4 onda com radiais elevados para os 40m (Faz-se muito facilmente com tubos de aluminio) e um v invertido para os 20m.
	 
	73 de CT1HXB - Joel Lobão
	
	
	2009/3/30 Jose <ct1aoz2008  gmail.com> 


		Olá bom dia
		 
		a minha opinião àcerca da LW e vertical CP6 (e vale exactamente o que vale)
		 
		O CT1GUJ Luis Braz já deu uma dica àcerca da resistencia da CP6
		Se a espiar com bom nylon a situação fica aparentemente resolvida
		na vertical, mas os elementos horizontais ficam sem apoio e esses partem 
		com muita facilidade. Atenção que a largura de banda é muito estreita e 
		terá sempre que recorrer a um antena tuner, para resolver o problema da SWR.
		 
		Agora resta a LWire ( que neste caso não é... pois o seu tamanho é metade da onda dos 40)
		o rendimento será muito mau e ruidoso... se a compararmos a um dipolo ou similar.
		Se o colega tem espaço e parece que sim para a LW então porque não monta um V invertido ?
		Eu iria para essa solução pois requer um unico apoio central e os resultados serão bem melhores que
		os que apresentou.
		 
		Eu sei que entre não ter nada e ter uma coisa má pois que se tenha essa coisa má... 
		 
		Cumprimentos
		Jose Albuquerque
		CT1AOZ
		
		
		2009/3/30 CT2HRB <ct2hrb  ondalivre.com>
		

			Boa Tarde Colegas, 


			O que é melhor para fazer 40 e 20m, é uma Longwire de fio com 20m ou uma Diamond CP6 ?
			
			Obrigado pela vossa atenção.
			Cumprimentos.
			
			CT2HRB 
			
			
			



Mais informações acerca da lista CLUSTER