ARLA/CLUSTER: Antena para 40m e 20m

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Março de 2009 - 13:55:47 WEST

Colega João Lobão!...Não seria antes ao contrário? ...Um dipolo para 40m
(tanto faz ser em V invertido como em V direito ou mesmo esticada que o
rendimento é o mesmo...2,15 dBi), E uma vertical para 20m.O resto, o AOZ e o
HMN já disseram tudo.
Para começar, uma antena só se pode chamar longwire (fio longo), quando
tiver pelo menos 2 ondas na frequencia mais baixa. Ou seja: Uma long wire
para 80m tem no minimo 160m de comprimento. Mas deixando de "preciosismos",
A melhor solução passa sempre por uma antena sintonizada à frequencia de
trabalho. Só assim a resistencia de radiação, que é o que interessa é muito
aproximada à impedância da antena. Os fios " à balda" com transformadores de
impedâncias ( não sei porquê, mas não gosto do termo balun magnético),
dependendo do comprimento, têm uma impedância muito variada, normalmente
alta, e só funcionam devido ao factor de divisão do transformador. Vejamos
por exemplo alimentar um fio com um transformador de 16:1.  Se a antena
variar de impedancia ao longo da banda 320 ohms, na ligação ao rádio apenas
varia 20 ohms, o que quer dizer que passará a ter estacionarias mais ou
menos de 1,4: 1 , mas o problema é que o fio não radia bem!
A impedância é composta de varios parâmetros. Resistencia de terra,
resistencia electrica de bobines, do fio, etc..., resistencia de radiação,
entre outros, sendo estes os mais importantes. Numa vertical móvel, a
resistencia de radiação, que é a que é importante para o rendimento, pode
ser tão baixa como 0,5 ohms, sendo que o ganho duma antena destas é da ordem
dos -20dBs (20 dBs negativos).
Neste caso da vertical móvel, se no ponto de alimentação estiver uma
impedância de 50 ohms, 49,5 ohms são distribuidos pela resistencia de perda
(somatório das resistencias diversas do circuito)
Por isso ainda está para nascer, quem inventará uma antena mais eficaz do
que aquela cuja impedância é praticamente igual à resistencia de radiação,
como é o caso do dipolo de meia onda.

73 de CT4RK

2009/3/30 Joel Lobão <joel.lobao  gmail.com>

> Eu aconselharia uma vertical 1/4 onda com radiais elevados para os 40m
> (Faz-se muito facilmente com tubos de aluminio) e um v invertido para os
> 20m.
>
> 73 de CT1HXB - Joel Lobão
>
> 2009/3/30 Jose <ct1aoz2008  gmail.com>
>
>  Olá bom dia

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).