ARLA/CLUSTER: RE: Digest CLUSTER, volume 50, assunto 230

Pedro Correia pedrocorreia1111 hotmail.com
Quinta-Feira, 26 de Março de 2009 - 16:49:57 WET

Caro Pedro Madeira,

Obrigado pela sua historia, confesso que em grande parte me identifiquei com ela. Desde que sou radioamador que me deparo com o problema da antena, sem o espaço necessário é dificil ter eficiência e ângulos decentes para fazer dx. Até há algum tempo operei e fiz muita escuta com uma MFJ-1625, como faço modos digitais (JT65, RTTY e PSK) serve, e até era uma maneira de tornar a coisa mais interesante já que a unica opção é QRP e ponto final. A grande vantagem era a rapidez com que podia montar e desmontar a antena de qualquer sitio, tenho centenas de contactos feitos com ela montada na minha ex-varanda de 3º andar. Mais tarde, quando me mudei, adquiri um apartamento R/C com um quintal de cerca de 40 metros quadrados. O lado mais longo tem 9 metros, ai optei por comprar um mastro telescópio de fibra de vidro (10m) e após alguma reflexão conclui que a melhor maneira para aproveitar o espaço existente era um delta loop cortado para a banda dos 20 metros (cerca de 7 metros de lado) alimentado a 1/3 do comprimento no lado acima de um dos vertices mais baixos (para ter apenas polarização vertical) e alimentado com "ladder line" de 450 ohm e ainda ligado a um mfj-949e. Se tem espaço para um V invertido de certeza que tambem terá para esta configuração, vale a pena experimentar, pois o custo de contrução é baixo e o ângulo de saída da antena é muito melhor (á volta de 20 graus na banda para onde está cortada). Com um bom "antena tuner" consegue sintonizar a antena dos 40 m até aos 6 m, ainda que com menor eficiência do sistema, mas ainda assim com angulos de saida razoáveis e sem o problema do plano de terra já que a antena é balanceada. Actualmente apenas uso esta configuração para portátil.

A partir deste fim-de-semana vou estar QRV em todas as bandas de HF com uma "Ground Plane" cortada para os 40 m suportada por um mastro de fibras de vidro com 16 radias de 1/10 de comprimento de onda e um sgc-230 na base da antena. Vai ser a minha configuração para os próximos tempos, e finalmente será permanente e robusta.

Espero que esta informação seja útil, se quiser(em) pormenores contactem-me que posso fornecer fotos ou as medidas que usei.

PS: Uma vez experimentei a mfj-1625 montada na beira mar com os radiais (contrapesos) na água, na direcção do mar e é impressionante! Já li sobre esta experiência feita por outros radioamadores, mas se tiverem oportunidade não deixem de o fazer. Antes do radio, do cabo coaxial de destreza, o mais importante é mesmo o plano de massa (e o astro rei).

Com os melhores Cumprimentos,

Pedro Correia, CT2GET