________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de antonio matias
Enviada: segunda-feira, 23 de Março de 2009 22:56
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Proposta para novo sistema de exames

Colegas  boa noite.
em primeiro lugar deixam-me justificar, que esta ideia não é minha,
trata-se apenas da adaptação do modelo americano á realidade Portuguesa.
A Anacom, na ultima reunião, propôs ás associações a criação de instalações distritais
para que todos os colegas possam fazer os seus exames de forma mais cómoda.
Ora na altura da crise e contenção, não e parece boa politica a Anacom  ir criar mais uma instalação
com respectivas infraestruturas e funcionários em todos os distritos.
Podem-no vir a fazer, mas tenho muitas reservas.
Ora, vendo exemplares acções de formação como algumas associações têm levado a cabo, tais como os cursos de Radioamador da ARR. ou as jornadas  técnicas da ARAL ou AMRAD, entendo que muitas associações têm nas suas direcções e grupo de associados gente capaz de encarar
tal tarefa.
Sempre sob extrema confiança na idoneidade e capacidade dos examinadores que são determinados pelas associações  e reconhecidos
pela Anacom.
Acho que todas as associações locais, podem , se assim entenderem fazer exames á classe 3, e devidamente reconhecidos pela Anacom.

A REP aparece na minha proposta com maiores responsabilidades, pelo simples facto de ser a mais antiga, ter mais sócios e ser a reconhecida
internacionalmente, na minha óptica a REP ocupa em Portugal o papel que a ARRL tem nos USA, a RSGB no Reino Unido ou a DARC na Alemanha.
Se algum colega, achar que deve ser outra associação, faça favor de dizer.
Mas que a REP tem condições para acarretar esta tarefa, julgo ter: Instalações, pessoal, centralidade geográfica, etc etc.
A minha proposta é apenas um esboço em terracota, pode ser polido, cozido e vidrado ou quebrado e devolvido à fieira.
Desculpem lá a metáfora cerâmica.

Parece-me uma proposta que libertará a Anacom dos exames, coisa que eles manifestaram vontade.
Acreditará as associações e suas equipas técnicas e jurídicas.
Mais e novas ambições  para todos, visto todos termos mais capacidade interventiva no nosso hobby.

muito obrigado.
Matias
www.ct1ffu.com