ARLA/CLUSTER: Espanha perde metade dos seus radioamadores em 10 anos.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega João LobãoPermita-me uma rectificação. A chamada "SKIPE ZONE", faz-se
notar especialmente em frequencias acima de 10MHz. Até à zona onde pode ir a
NVIS (Near vertical incidence skywave), Praticamente e durante o dia, abaixo
desta frequencia, praticamente não existem zonas de sombra. O que pode Haver
é uma NVIS baixa (ultimamente tem chegado a 5MHz e mais nada) e dificuldades
em comunicar por exemplo em 40m. A zona de silencia é predominante em
frequencias de 14MHz e superiores.
De toda a maneira, e 2m e 70 cm náo se fazem notar esses fenõmenos e o
pessoal tambem não aparece.
Não podemos esquecer que estamos em minimos historicos de manchas solares,
com semanas sem uma unica mancha solar, e isso é que manda na propagação.
Quantas mais manchas solares melhor estará a propagação. O ciclo solar 24 ja
devia ter "arrancado " à cerca de 6 meses e ja devia-mos (segundo as
previsões) andar com um numero de manchas acima de 25, mas quem é que manda
no sol????...Temos que aguentar.
Eu já vou no 3º ciclo solar desde que sou radioamador e nunca assisti a uma
propagação assim. Sou do tempo em que se ligava o fio do ferro de soldar à
saida do emissor,  (de AM e com 25 watts) sintonizava-se o PI e faziam-se
QSOs com 59.

73 de CT4RK

2009/3/18 Joel Lobão <joel.lobao  gmail.com>

> Chego à conclusão que além de haverem colegas que não sabem escrever,
> também não sabem ler...
>
> Enfim...
>
> Eu acho graça é ler em vários mails desta lista que não se ouvem os
> rádioamadores Portugueses nas bandas. Já pensaram que pode haver muitas
> causas para isso?
>
> Podem ser apenas DX'ers que só fazem os contactos que lhes interessam,
> podem ser contesters, podem dedicar mais tempo à escuta, etc... isso não faz
> desses rádioamadores menos rádioamadores. digo eu.. Além disso há o fenomeno
> de Skip Zone (zona de silêncio).

> [...]

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).