ARLA/CLUSTER: RE: Apertura tropo en 2m. hasta los 1583 km. entre EB8BRZ(IL27HX) y CT1IZW(IN51QC)

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 17 de Março de 2009 - 15:16:48 WET

Rapaziada eu posso acrescentar
A propagação por ducto entre as ilhas e a Peninsula Iberica , é em 90% dos
casos provocada pelas diferenças de temperatura entre as várias camadas
atmosféricas. O ducto forma-se normalmente a baixa altitude e raramente
excede 1km junto à costa,  podendo aumentar
á medida que se afasta da costa , até cerca de 7 a 10 km. Nomalmente este
ducto Atlantico é formado por uma camada de ar quente entre duas camadas
mais frias , logo com maior densidade do ar. A condução da energia de RF ao
longo do ducto acontece por via da diferente velocidade da energia
radioeléctrica, pelo efeito da refração, quando esta atravessa meios com
densidades diferentes (zonas quentes e zonas frias).
Durante os meses quentes de Verão, é muito frequente sinais muito fortes das
Canárias ou da Madeira, até mesmo em 1296 MHz. Os sinais atingem niveis
tais, que eu ja fiz alguns QSOs com as Canárias, com um portátil dentro de
casa, com antena do próprio equipamento, e com sinais acima de S9.

73 de CT4RK

2009/3/17 antonio matias <ct1ffu  hotmail.com>

>  Colega Hugo Barata.Parabens pelo seu contacto em FM para CT3.
> Mas olhe que esse contacto não foi por propagação Esporádica, foi por
> Troposferica.
> Sei que há muitos colegas que fazem confusão nestes dois modos.
> Vou tentar explicar de forma simples...
> As Esporádicas acontecem por ionização da camada E na atmosfera  que está
> mais ou menos a 90Km de altitude.
> As Esporadicas são muito raras em 144mhz, acontecem no pico do solesticio,
> entre Junho e Julho, normalmente
> detectáveis pela subida do MUF- maxime usable frequency.
> [...]

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).