ARLA/CLUSTER: Off Topic: WebCegonhas, equipa multidisciplinar da biologia à informática, das telecomunicações à comunicação social.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 11 de Março de 2009 - 11:17:51 WET


Bom dia!

Vai ser divulgado um projecto denominado WebCegonhas, sob o meu ponto de vista muito interessante e que me deu muito gosto participar, fazendo parte de uma equipa multidisciplinar abrangendo àreas tão diversas, que vão da biologia à informática, das telecomunicações à comunicação social, etc., e  onde participei como responsável pela parte técnica relativa à aquisição e transmissão de imagens. 

Parece ser uma coisa muito simples mas a complexidade tecnológica envolveu um criterioso estudo desde a escolha da câmara de vídeo, aos equipamentos para funcionar muito próximo de ambientes hostis (220.000V Muito Alta Tensão), a utilização da transmissão por fibra óptica, sistema de alimentação por energia solar, etc.
 
Bem mas isso pouco interessa, o resultado final é o que conta e convido-vos a deliciar as belissimas imagens da vida de um casal de cegonhas desde o acasalamento até ao nascimento dos filhotes, neste caso a "Renata".
 
O projecto envolve diversas entidades, a empresa onde trabalho a REN (Redes Energéticas Nacionais, SA) , a FCCN (Fundação para a Computação Cientifica Nacional) e o jornal "O Público" entre outras entidades que apoiam o projecto e que pode ser visto em http://static.publico.clix.pt/cegonhasnaweb/ .

Espero que se deliciem, que divulguem junto dos vossos filhos e netos, se for o caso, crianças e jovens, e que, em substituição de muitos programas de televisão que por aí proliferam observem a vida em tempo real destes simpatiquissimos animais.
 
Um abraço
Silvio,CT1BPT 



Mais informações acerca da lista CLUSTER