RE: ARLA/CLUSTER: Uma pequena discordância com o Colega Matias!

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Terça-Feira, 3 de Março de 2009 - 22:48:16 WET

O colega Gamito tem razão.mas a minha interpretação do regulamento aponta para uma partilha de excentricidadedas frequências privadas, tanto para os radioamadores como para os agentes Públicos.Claro, que  como diz o art. 18º, só em situações de emergência.Tanto os Radiomadores poderão usar as frequências fora da nossa banda normal  e estabelecer contactoscom uma entidade Policial , por exemplo, como  eles também poderão ter nas suas bases uma estação de amador, para que possa haver articulação de comunicações entre as varias entidades.Este suporte legal, abre muitas possibilidades para que radioamadores possam efectivamente ser úteis, em redes comuns, e não como dantesonde eram apenas garantidas por uma rede de amadores, suportadas pelas associações e as débeis relações entre elas.
73'sMatias

Date: Tue, 3 Mar 2009 22:34:26 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Uma pequena discordância com o Colega Matias!
From: sal.fresco  gmail.com
To: ct1czt  gmail.com; cluster  radio-amador.net

Boa noite,

Mais um momento de sangue-frio e sensatez do Colega Gamito.

Salomão

2009/3/3 Antonio Gamito <gamito.ct1czt  gmail.com>

Uma pequena discordância
com o Colega Matias!

Concordo com o Matias excepto no seguinte:

“…se
a protecção civil, bombeiros, escuteiros, exército, policia tiverem
nas suas bases um equipamento de radioamador para que nós possamos contactá-los ou mesmo entre eles, não
me oponho. …”

Parece politicamente correcto. Mmas... Matias, é sabido que o uso sistemático de
excepções acaba normalmente virando regra. E como regra…. não me soa bem. Além
de que qualquer dos serviços que o Matias apontou, dispõe de uma pool de frequências para seu uso
privativo.

A ANACOM como entidade gestora do espectro atribui - por um processo que o Matias sabe - a cada
serviço, de acordo com a informação/pedido que lhe é endereçado, o lote ou
lotes de frequências de que necessitam para a sua actividade. Não me parece por
isso legítimo que se sacrifiquem os lotes atribuídos aos Radioamadores, nem
sequer em redundância.

PONTOS DE VISTA - NÃO ME FOI ENCOMENDADO MAS VEM A PROPÓSITO -

Já fora do âmbito do parágrafo acima, não resisto a
aproveitar esta ocasião para expressar a minha incompreensão pelo que me parece
ser uma tendência quase generalizada para tornar o radioamadorismo português numa
agência especializada da protecção civil e os radioamadores os seus agentes. O capote
servirá a quem o vestir, mas não deixará de constituir para mim uma incompreensão.

Que em caso de emergência, os que puderem, estejam preparados para o que lhes
for pedido mediante requisição, dos serviços da sua estação, com isso obviamente concordo. E apenas
com isso.

Já todos pudemos constatar, através de escritos passados neste
fórum, que o exagerado e submisso oferecimento de serviços á entidade gestora
de catástrofes tem sido por vezes ignorado ou mesmo rejeitado.

Eu sou radioamador. Não sou Bombeiro. Considero que há mais coisas, e por
ventura mais interessantes, para fazer dentro da definição de radioamadorismo.

73 Aos colegas do Fórum

António Gamito

CT1CZT

--